Em uma entrevista recente ao Charla Podcast, Zé Ricardo, ex-treinador do Vasco da Gama, ressaltou o papel crucial de São Januário durante a disputa da Série B 2022.
De acordo com Zé, jogar em casa foi determinante para o retorno do time cruzmaltino à Primeira Divisão, já que, ao marcar o primeiro gol, raramente saíam derrotados.
“O Vasco subiu porque São Januário fez a diferença. O adversário não se sentia à vontade jogando contra nós lá e, quando conseguíamos abrir o placar, era muito complicado para eles. Tínhamos uma estratégia em mente: começar forte para sair na frente no placar. A maioria das nossas vitórias foram conquistadas com gols marcados no começo”, afirmou ele.
Ao mesmo tempo, o treinador exaltou também a experiência do elenco como outro fator importante, destacando a parceria entre Nenê e Raniel e, em especial, o empenho do centroavante em dar o seu máximo.
“Tínhamos jogadores experientes. Nenê e Raniel se entenderam muito bem. Raniel marcou gols fundamentais, mesmo tendo ficado muito tempo parado. Conseguimos equilibrar a carga de treinamento para ele. Ele estava muito determinado”, concluiu.
Em sua segunda passagem como técnico do Vasco (a primeira ocorreu entre 2017 e 2018), Zé Ricardo comandou o time em 25 partidas, conquistando 12 vitórias, 8 empates e sofrendo 5 derrotas. Ele deixou o clube em junho do ano passado para seguir sua carreira no futebol japonês.