Figura importante do futebol carioca e mundial, Zagallo nos deixou nesta sexta-feira, aos 92 anos, no Rio de Janeiro. Ídolo de Botafogo e Flamengo, o Velho Lobo foi treinador do Vasco em duas ocasiões: em 1980 e 1981, e em 1990 e 1991.
A primeira vez que Zagallo comandou o Vasco foi em agosto de 1980, quando chegou a Bolonha, na Itália, para uma excursão da equipe na Europa. Ele decidiu se encontrar com os jogadores no dia 13, seu número da sorte, como relatado pelo Jornal O Globo da época. E a sorte sorriu para o Vasco, que venceu a equipe italiana por 1 a 0, com gol de Paulo César Caju.
No comando do Vasco, Zagallo conquistou três títulos: o Troféu Colombino de 1980, a Taça Gustavo de Carvalho de 1980 e a Taça Adolpho Bloch de 1990. Abaixo estão as histórias de cada um deles.
O Troféu Colombino de 1980 foi disputado pelo Recreativo de Huelva, o pioneiro do futebol espanhol, com a participação do Vasco, Huelva, Dinamo Zabreg da antiga Iugoslávia e Espanyol da Espanha. A competição consistia em jogos eliminatórios, com os vencedores avançando para a final e os perdedores disputando o terceiro lugar.
Nas eliminatórias, o Vasco venceu o Espanyol por 1 a 0, garantindo vaga na final contra o time da casa, Huelva. Na decisão, Roberto Dinamite marcou duas vezes e Paulinho Pereira fez o terceiro gol na vitória por 3 a 1 sobre os espanhóis.
Time: Mazaropi (Jair Bragança); Paulinho Pereira, Orlando, Léo e João Luís; Pintinho, Guina e Paulo César Caju; Catinha, Roberto Dinamite (Peribaldo) e Wilsinho. Técnico: Zagallo.
O segundo título foi a Taça Gustavo de Carvalho de 1980, correspondente ao segundo turno do Campeonato Carioca. O Vasco obteve sete vitórias e um empate em nove jogos, assegurando o turno estadual. No entanto, na final do Carioca, foi derrotado pelo Fluminense por 1 a 0, com gol de Edinho.
A Taça Adolpho Bloch de 1990 foi a edição do Torneio Extra do Rio de Janeiro, que teve a presença de Vasco, Botafogo, Bangu e Fluminense naquele dezembro.
Em seis jogos, o Vasco conquistou três vitórias e três empates, garantindo a conquista do “Torneio Extra” pela segunda vez, a primeira havia sido em 1973. O artilheiro da competição foi Sorato, com três gols.
Fonte: ge
Escreva seu comentário