Visto como candidato à queda já no primeiro turno, o Vasco chega à última rodada do Campeonato Brasileiro fora da zona de rebaixamento e dependendo apenas de si mesmo para se manter na Série A. A liderança desta arrancada pertence ao técnico Ramón Díaz, que assumiu o desafio considerado por muitos como improvável. Nesta quarta-feira (6), contra o Red Bull Bragantino, às 21h30 (horário de Brasília), o argentino pode mostrar que estavam enganados.
Desde sua chegada ao Vasco, Ramón Díaz enfatizou o otimismo na batalha contra a degola. O treinador assumiu o comando da equipe na penúltima posição, com apenas 9 pontos e sob a promessa de reforços, que foram chegando ao longo da campanha.
Em sua estreia, sofreu uma derrota para o Athletico-PR, tendo apenas o reforço de Medel. Paulinho, Praxedes e Sebastian estrearam no jogo seguinte, que resultou em uma derrota para o Corinthians. Vegetti entrou em campo somente na terceira partida, na vitória sobre o Grêmio. Rossi na quarta, 1 a 0 sobre o Atlético-MG. Payet, apenas na quinta, empate com o Bahia.
Além da reconstrução do time, Ramón Díaz enfrentou a ausência da torcida e, principalmente, de São Januário, que estava proibido de receber público. O primeiro jogo com o estádio lotado aconteceu quase dois meses após sua estreia. A vitória por 5 a 1 sobre o Coritiba, na 24ª rodada, tirou o Vasco da zona de rebaixamento pela primeira vez, posição que ocupava desde a 7ª rodada.
A pressão por vitória a cada rodada fez o Vasco oscilar em diversos momentos. Apesar das dificuldades, Ramón Díaz sempre demonstrou confiança na permanência ao afirmar, mais de uma vez, que a equipe não será rebaixada.
– No va a bajar – disse Ramón Díaz batendo na mesa.
A promessa está próxima de ser cumprida. Para isso acontecer, basta vencer o Red Bull Bragantino. Em caso de derrota, a permanência dependerá de uma vitória do Atlético-MG sobre o Bahia. Se a partida terminar em empate, o Vasco pode se manter também se o Santos for derrotado pelo Fortaleza, na Vila Belmiro.
Ramón Díaz comandou o Vasco em 23 rodadas e conquistou 33 pontos, com um aproveitamento de 48%. Esse desempenho desde o início do Brasileirão colocaria o Vasco em 9º lugar, posição atualmente ocupada pelo Internacional, que tem um aproveitamento de 47%. Sem ele, o Vasco conquistou apenas 9 pontos e estaria rebaixado sem chance de salvação.
Fonte: Lance!
Escreva seu comentário