Comunicado nesta segunda-feira, Alexandre Mattos já começou a exercer as funções como Diretor Executivo de Futebol do Vasco. Sua chegada desbloqueia o planejamento do clube para a temporada 2024, que estava parado desde a saída de Paulo Bracks na semana passada.
No Vasco, Mattos tem uma série de questões imediatas para lidar, que vão desde dialogar com a equipe técnica de Ramón Díaz até, efetivamente, estabelecer as prioridades no mercado em relação à formação do elenco. Visualize quais serão os primeiros movimentos de Alexandre Mattos no clube:
Conversa com Ramón
Uma das primeiras ações de Mattos na posição mais crucial do futebol do Vasco é convidar Ramón Díaz para uma conversa. O treinador e seu filho, o auxiliar Emiliano Díaz, deixaram dúvidas sobre suas permanências em declarações recentes, apesar de terem mais um ano de contrato com o clube.
Pai e filho desejam garantias sobre o planejamento do Vasco para o próximo ano, como investimento em contratações e melhoria da infraestrutura. Daqui para frente, o contato de Alexandre Mattos com a equipe técnica tende a ser contínuo, já que Ramón é o tipo de treinador que costuma sugerir contratações.
O planejamento para o ano que vem passará necessariamente pela aprovação do treinador argentino.
Contratos prestes a se encerrarem
Outro assunto urgente no Vasco é: o que fazer com os jogadores cujos contratos estão perto do fim?
Dez jogadores estão nessa situação, como Alex Teixeira, Zé Gabriel e Maicon. Outros, como Praxedes, Sebastián Ferreira, Paulo Henrique e Ivan estão emprestados somente até o fim deste mês. O atacante Rossi afirmou ao ge que seu contrato será renovado automaticamente devido à permanência na Série A.
O Vasco tem a opção de compra estipulada no contrato de alguns desses jogadores. Em outros casos, se houver interesse, Mattos terá que negociar com os respectivos clubes uma prorrogação de empréstimo ou uma eventual compra de direitos econômicos, por exemplo.
Reforçar quais áreas?
A partir disso, Alexandre Mattos e a diretoria do Vasco deverão definir quais são as principais carências do elenco para buscar reforços no mercado. O clube terá mais uma vez um orçamento milionário em 2024 – que não será investido exclusivamente na aquisição de direitos, mas que obviamente terá boa parte destinada à formação do elenco.
O Vasco não deverá ter a mesma postura agressiva que precisou ter no final do ano passado e início deste ano, quando contratou 16 jogadores e montou um elenco do zero. Mas a expectativa é de que cheguem reforços para todos os setores do campo. O clube não quer ter mais uma temporada de dificuldades.
Interesse do mercado
Além disso, Mattos também será o responsável pelas negociações de possíveis vendas. Apesar da campanha ruim no Brasileirão, com a fuga do rebaixamento decretada somente na última rodada, alguns jogadores se destacaram e devem atrair interesse de outros clubes.
Um deles é Gabriel Pec, um dos principais ativos do Vasco no momento. O atacante de 22 anos teve sua melhor temporada em número de gols e participações em gol desde que se tornou profissional e virou alvo no mercado. O lateral-direito Paulo Henrique, emprestado pelo Atlético-MG, está sendo sondado por equipes da Major League Soccer (MLS).
Fonte: ge