A Polícia Militar impediu a realização da “rua incandescente” planejada pelos apaixonados do Cruzeiro para o embate contra o Vasco, no Mineirão, às 19h desta quarta-feira (22). Os cruzeirenses estavam organizando uma celebração com fogos de artifício para receber a delegação celeste no Gigante da Pampulha.
Conforme apuração da Itatiaia, representantes da PM entraram em contato com os líderes do movimento e comunicaram o veto ao evento.
“Se alguém for identificado, a PM tomará medidas, inclusive com detenção, se necessário. A PM está monitorando as redes sociais e tomará as providências em relação às pessoas que acenderem qualquer artefato similar a sinalizadores, ou outros dispositivos que possam prejudicar a saúde das pessoas”, disse o Tenente-Coronel da Polícia Militar, Flávio Santiago, à Itatiaia.
Ainda segundo a Itatiaia, devido ao veto da PM, os organizadores da “rua incandescente” estavam tentando realizar o evento na saída do ônibus do Cruzeiro, na Toca II.
“Não há proibição da rua incandescente ou qualquer manifestação. No entanto, se forem detectados artefatos que estejam de acordo com a legislação e que causem fumaça, transtornos e riscos para as pessoas, a PM precisa tomar medidas”, complementa Santiago.
A convocação para a “rua incandescente” foi feita na segunda-feira (20) por uma torcida organizada. O confronto será com portões fechados, devido a uma punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
A penalidade foi imposta devido à invasão de torcedores ao campo da Vila Capanema, em Curitiba, na derrota por 1 a 0 para o Coritiba. Na ocasião, além da invasão logo após o gol do Coritiba, a torcida do Cruzeiro entrou em confronto com a do Coritiba. O jogo era válido pela 34ª rodada do Brasileirão.
Rua incandescente
A rua incandescente consiste na presença de torcedores nas imediações do estádio, principalmente próximos à entrada, com sinalizadores e outros artefatos, como fogos de artifício, bastões de fumaça colorida e rojões de vara.
“Quarta-feira é guerra, e a torcida estará presente! Como todos sabem, o jogo será de portões fechados, mas nada nos impede de realizar uma rua incandescente em recepção ao time e assistir ao jogo por lá mesmo. Apoio e cobrança andam lado a lado!”, iniciou a Torcida Fanáti-Cruz, em publicação nas redes sociais.
“Para quem muito pediu no Twitter e nas demais redes sociais das organizadas ou para quem muito criticou devido à punição, porque era hora de casa cheia para o jogo… Se faça presente! Mobilize os seus amigos, separe o radinho, providencie um aparelho para assistir ao jogo e vamos para o Mineirão! A culpa nunca será da torcida, porque sempre estaremos presentes! Estamos fechados com o Cruzeiro! Pelas cinco estrelas, e nada mais!”, completou a torcida organizada.
Cruzeiro x Vasco
O confronto de quarta-feira diz respeito à luta contra o rebaixamento para a Série B de 2024. O Cruzeiro está na 16ª posição, sendo o primeiro fora do Z4, com 40 pontos. Enquanto o Vasco ocupa a 15ª posição, com a mesma pontuação.
Fonte: Rádio Itatiaia