O desempenho do Vasco da Gama nesta temporada não foi espetacular, mas é inegável que alguns jogadores se destacaram. Um exemplo é Lucas Piton, que se destacou na posição de lateral-esquerdo no Campeonato Brasileiro, com um excelente desempenho nos cruzamentos, equilíbrio entre ataque e defesa, e grande regularidade.
Curiosamente, o Camisa 36 esteve em campo em 37 das 38 partidas do campeonato, ficando atrás apenas de Léo Jardim, que participou de todas as partidas. Em alta e com apenas 23 anos, é natural que o jogador desperte o interesse de outros clubes, inclusive na Europa, ainda mais levando em consideração a facilidade de ter passaporte italiano.
De acordo com o canal Atenção, Vascaínos!, a expectativa é que Piton alcance voos ainda mais altos na próxima temporada, podendo ser convocado para a Seleção Brasileira ou Italiana, ou até mesmo ser vendido. Caso o clube não receba uma oferta atrativa, o lateral-esquerdo, mantendo seu ótimo desempenho, provavelmente será negociado até meados de 2024.
O canal também informou que a diretoria do Vasco está em busca de uma opção à altura para brigar pela titularidade. Riquelme e Jefferson, que seriam os reservas imediatos, não permanecerão em São Januário no próximo ano. O primeiro foi emprestado ao Sport, e o segundo, que pertence ao Atlético-GO, será transferido para outro clube.
Situação de Miranda e Orellano
Em contrapartida, Miranda e Orellano não devem continuar em São Januário, mas por razões diferentes de Piton, já que ambos não se destacaram. O primeiro passou a maior parte da temporada no banco de reservas ou sequer foi relacionado, enquanto o segundo foi uma contratação cara que não correspondeu às expectativas.
De acordo com o Atenção, Vascaínos!, com pouco espaço, o zagueiro deve deixar o Cruzmaltino e há interesse de clubes da Série A, Europa e México. O contrato do jogador com o Vasco termina em agosto do próximo ano, o que significa que, a partir de janeiro, ele poderá assinar um pré-contrato com outro clube. Já o meia-atacante perdeu prestígio no clube devido a um episódio com a mão engessada.