Pablo Vegetti necessitou somente de 16 minutos em campo para marcar seu primeiro tento com a camisa do Vasco e garantir o triunfo por 1 a 0 contra o Grêmio no domingo (6), que retirou a equipe carioca da última posição do Campeonato Brasileiro. Na celebração, o argentino imitou um corsário.
A explicação para o gesto, segundo confirmado pela ESPN com o próprio atacante, tem relação direta com o Belgrano, seu antigo clube na Argentina. Corsário é o apelido do time de Córdoba.
A equipe passou a ser conhecida como “corsário” nos anos 60, devido às viagens que seus torcedores costumavam fazer para acompanhar o time nos jogos como visitante. Em 1968, foi oficialmente fundada uma torcida com essa referência, “Os Corsários Celestes”, e o nome começou a ser associado ao próprio clube.
Na Argentina, Vegetti não tinha a celebração de “corsário” como algo necessariamente característico, mas também comemorou gols dessa maneira.
O atacante, aliás, ainda defendia o Belgrano até há poucos dias. Foi na última quarta, dia do encerramento da janela para contratações no Brasil, que o Vasco chegou a um acordo por Vegetti e correu para viabilizar a negociação a tempo para o restante da temporada.
Na quinta de manhã, Vegetti chegou ao Brasil, treinou na sexta, foi apresentado no sábado e estreou já no domingo, entrando aos 19 minutos do segundo tempo, 16 antes de fazer o tento do 1 a 0.
Para balançar as redes, aos 35 minutos da etapa complementar, Vegetti aproveitou cruzamento de Gabriel Pec, cabeceou em direção ao chão em um tento já livre e festejou com a torcida que não estava presente em São Januário – o Vasco ainda cumpre punição estabelecida pelo STJD.
Graças ao tento de Vegetti, o Vasco chegou a 12 pontos, deixando a última colocação do Brasileirão para o América-MG, com 10. A equipe, contudo, segue no Z-4, seis pontos atrás do Bahia, primeira equipe fora da zona de rebaixamento. O time agora enfrenta o Red Bull Bragantino na próxima segunda-feira (14).
Próximas partidas do Vasco:
- Red Bull Bragantino (F) – segunda-feira (14/08), 21h – Brasileirão
- Atlético-MG (C) – domingo (20/08), 11h – Brasileirão
- Palmeiras (F) – sábado (26/08), a definir – Brasileirão
Fonte: ESPN Brasil