Ramón Díaz completou 19 partidas no comando do Vasco, o que seria um turno como técnico da equipe. Desde a chegada do argentino, o time tem o quinto melhor desempenho no Brasileirão. O técnico possui um aproveitamento decente no clube, com 54% dos pontos disputados, o que tirou a equipe da zona de rebaixamento e deu um respiro no campeonato.
No momento em que Ramón Díaz assumiu o comando, o Vasco era o penúltimo colocado no Brasileirão, com nove pontos em 14 rodadas, empatado com o América-MG. Desde a chegada do treinador, apenas quatro times conquistaram mais pontos que o Vasco: Atlético-MG, Bragantino, Palmeiras e Grêmio, de acordo com o Espião Estatístico do ge.
Fazendo um exercício de imaginação, se Ramón Díaz estivesse no Vasco desde o início do Brasileirão e mantivesse o mesmo desempenho, a equipe estaria na sétima posição do campeonato, somando 55 pontos.
Comparando com o técnico Maurício Barbieri, que foi o último antes de Ramón a comandar o Vasco, os números mostram uma melhora significativa. Barbieri conquistou seis pontos em 11 rodadas, cerca de 18% do aproveitamento do argentino.
Ou seja, mesmo com Ramón Díaz dirigindo apenas 19 das 33 partidas do Vasco no Brasileirão, o treinador argentino conquistou 31 dos 40 pontos disputados, o que representa 77,5% da pontuação da equipe no campeonato.
O Vasco está na 15ª posição na tabela do Brasileirão e tem três pontos de vantagem sobre o Cruzeiro, primeiro time na zona de rebaixamento, porém com um jogo a menos. A equipe ainda tem mais cinco jogos pela frente para escapar de vez do perigo de rebaixamento para a Série B.
Fonte: ge