A permanência do Vasco na Série A do Campeonato Brasileiro está sendo fortemente influenciada pelo desempenho de Pablo Vegetti, que foi peça fundamental na recuperação da equipe contra o rebaixamento em 2023. E o que já era positivo no ano anterior, se tornou ainda mais extraordinário. Mesmo aos 35 anos, o jogador argentino tem se mostrado cada vez mais crucial. Não surpreendentemente, atravessa o melhor momento de sua carreira e lidera as artilharias da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro.
Com 11 gols em 19 partidas disputadas nesta temporada, Vegetti já superou a marca atingida em 2023 com a camisa vascaína. No ano passado, ele marcou dez gols em 21 jogos. Mantendo a média atual de gols, 2024 se tornará o ano com o maior número de gols na carreira do atacante argentino.
De acordo com dados do site O Gol, a melhor temporada de Vegetti foi em 2021, quando balançou as redes 20 vezes em 38 jogos pelo Belgrano, que na época competia na segunda divisão do futebol argentino. Mantendo a média atual de 0,57 gols por jogo, Vegetti precisará de aproximadamente mais 16 jogos para superar a marca de 2021. O Vasco ainda tem, pelo menos, mais 34 jogos para disputar na atual temporada.
Vegetti lidera as artilharias das competições nacionais
Após um início lento no Campeonato Carioca, em parte devido a uma fissura na costela durante a pré-temporada, Vegetti se destacou em 2024 e voltou a ser decisivo para o Vasco. O argentino é o principal goleador da Copa do Brasil, com quatro gols, e do Campeonato Brasileiro, com três – nesta competição, ele divide a artilharia com Vargas, do Atlético-MG, Luciano, do São Paulo, Danilo Barbosa, do Botafogo, e Everaldo, do Bahia. Desta forma, ninguém marcou mais gols do que Vegetti nas competições nacionais deste ano.
Na Copa do Brasil, ele balançou as redes em todas as fases até o momento. Após marcar contra Marcílio Dias e Água Santa, Vegetti fez dois gols no empate em 3 a 3 contra o Fortaleza, em São Januário, pela terceira fase. Além disso, converteu sua cobrança na disputa de pênaltis, contribuindo para a classificação do Vasco às oitavas de final da competição.
Vegetti está entre os líderes de participações no Vasco
Além dos gols, Vegetti também se destaca por ser um dos jogadores com mais partidas disputadas pelo clube nesta temporada, mesmo com sua idade avançada. Com 19 jogos, o argentino ocupa a quarta posição, ficando atrás apenas do goleiro Léo Jardim (21 jogos), zagueiro Léo (20) e lateral-esquerdo Lucas Piton (20). Devido à fissura na costela, ele ficou de fora de um jogo do Carioca e foi poupado em outra ocasião em que os titulares foram utilizados.
Além da quantidade de jogos, o tempo em campo de Vegetti também chama atenção. Das 19 partidas disputadas na temporada, ele foi titular em 18. E, desses jogos, só foi substituído antes do fim da partida em duas ocasiões. Ao todo, o argentino acumulou 1.607 minutos em campo até o momento. Além disso, chama atenção sua disposição e entrega durante as partidas, mesmo quando parece fisicamente cansado.
Desde sua estreia, quando marcou o gol da vitória contra o Grêmio, em um confronto que marcou o início da reação do Vasco no Brasileirão de 2023, Vegetti se tornou ídolo da torcida. Apesar das limitações técnicas de seus companheiros de ataque, o argentino segue sendo decisivo, aumentando as expectativas para a sequência de sua temporada, especialmente com a possível chegada de Philippe Coutinho para reforçar o meio-campo do Vasco.
Fonte: Trivela