Em pouco mais de um ano defendendo o Vasco, Vegetti já balançou as redes 28 vezes com a camisa do Gigante da Colina. Esse é o mesmo total que Petkovic conseguiu durante sua passagem pelo clube entre 2002 a 2004.
Vegetti e Petkovic estão empatados na sexta posição do ranking dos maiores artilheiros estrangeiros da história do Vasco. Porém, a média de gols do atacante argentino é superior à do meio-campista sérvio. Enquanto o “Pirata” participou de 60 partidas pelo Vasco, Petkovic atuou em 66.
Agora, Vegetti precisa apenas de um gol para entrar no top 5 da lista dos artilheiros estrangeiros. Os argentinos Alfredo González, que jogou pelo Vasco entre 1940 e 1942, e o português Bahianinho, que teve sua passagem no clube de 1927 a 1936, têm 29 gols cada.
Confira o ranking dos artilheiros estrangeiros do Vasco
Vegetti iguala mais uma conquista de Petkovic no Vasco
Além de empatar com Petkovic na lista de maiores goleadores estrangeiros do Vasco, Vegetti também igualou o sérvio ao anotar 18 gols numa única temporada. Neste século, entre os atletas nascidos fora do Brasil, apenas Germán Cano marcará mais vezes em um mesmo ano.
Atualmente no Fluminense, Cano registrou 24 gols em 2020 e 19 em 2021. Portanto, Vegetti precisa de mais um gol para igualar a segunda melhor marca de Germán Cano e de seis para empatar na liderança.
Estrangeiros com mais gols pelo Vasco em uma temporada no séc. XXI
Artilheiro, Vegetti também se firmou como líder do Vasco
Desde sua chegada durante a janela de transferências de 2023, Vegetti se tornou um dos protagonistas na campanha de recuperação do time no Campeonato Brasileiro do ano passado. Com dez gols, o argentino foi crucial para o Cruz-Maltino evitar o descenso para a Série B.
Nesta temporada, o papel de liderança de Vegetti se tornou ainda mais notável após ser escolhido como capitão da equipe. O camisa 99 assumiu a braçadeira assim que Rafael Paiva reassumiu o comando.
Vegetti não é líder apenas por suas habilidades técnicas e pelos gols que marca. O argentino exerce uma influência positiva no vestiário, costuma fazer intervenções antes e depois dos jogos e mantém um diálogo constante com seus colegas durante as partidas.
O camisa 99 ainda dá o exemplo. Embora seja um dos veteranos do grupo, Vegetti se mantém em ótimo estado físico e se dedica intensamente ao time. A classificação para as semifinais da Copa do Brasil foi um reflexo disso. O argentino se desdobrou no setor defensivo mesmo quando o time estava com um jogador a menos no segundo tempo, e ainda teve gás suficiente para cobrar o pênalti que garantiu a passagem do Vasco.
Fonte: Trivela