O confronto entre Vasco e Athletico nesta quinta-feira, no estádio São Januário, pela Copa do Brasil, marcará o reencontro de dois antigos conhecidos do futebol argentino. Ex-companheiros de equipe no Belgrano, Vegetti e Zapelli fizeram história no clube de Córdoba e têm uma amizade que se formou em meio a uma das torcidas mais apaixonadas do futebol argentino.
Zapelli, natural de Carlos Paz, na província de Córdoba, chegou ao Belgrano para jogar nas categorias de base. Quando foi promovido ao time principal em 2021, Vegetti já era um jogador consolidado e uma das lideranças do clube. Os dois jogaram juntos por três temporadas, de 2021 a 2023. Com sua experiência, Vegetti ajudou Zapelli a se adaptar ao futebol profissional.
“Eles tiveram ótimas temporadas no Belgrano, com grandes jogos e uma parceria excelente, com assistências de Zapelli e gols de Pablo na maioria das vezes. São dois atacantes de qualidade e teremos a oportunidade de vê-los novamente no jogo de hoje”, conta Carlos Alberto Gomez, diretor esportivo da Rádio Impacto, de Córdoba.
Vegetti, do Vasco, e Zapelli, foram companheiros no Belgrano — Foto: Divulgação
A relação entre Zapelli e Vegetti foi se fortalecendo aos poucos, tornando-se como pai e filho. O protagonismo da dupla em campo e seus números expressivos os transformaram em ídolos. No ano passado, o Belgrano divulgou nas redes sociais um vídeo emocionante de uma jovem torcedora ao conhecer os dois jogadores no centro de treinamento do clube (veja o vídeo acima).
“Estou emocionada porque conheci Pablo e Brunito (Zapelli)”, contou a jovem.
Quando Zapelli se despediu do clube em julho do ano passado, transferindo-se para o Athletico, Vegetti postou uma mensagem de agradecimento ao companheiro.
“Gordito, obrigado por tudo o que você fez pelo clube, obrigado por se dedicar ao máximo e por sempre colocar o clube em primeiro lugar. Obrigado por me ensinar a ser uma pessoa melhor e por nos mostrar que nunca devemos desistir de perseguir nossos sonhos. Com certeza, vamos sentir sua falta, você merece tudo de bom que está acontecendo com você. Acima de tudo, APROVEITE! Te amo, gordo”, escreveu o atual atacante do Vasco na época.
Semanas depois, foi Vegetti quem deixou o Belgrano para jogar no futebol brasileiro. O argentino precisou de apenas 16 minutos para marcar seu primeiro gol pelo Vasco na vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, apresentando sua comemoração tradicional. A origem dessa comemoração? O Belgrano, que na Argentina é conhecido como “Pirata”.
Vegetti e Zapelli voltam a se encontrar no futebol brasileiro — Foto: Divulgação
Curiosamente, Zapelli enfrentou o próprio Belgrano na semana passada pela Sul-Americana. O time argentino foi adversário do Athletico nas oitavas de final do torneio continental e acabou sendo eliminado após derrotas em Curitiba e Córdoba.
Na segunda-feira, pelo Campeonato Brasileiro, Zapelli estava suspenso e não jogou contra o Athletico em São Januário. No primeiro turno, os dois foram titulares na vitória do Athletico por 1 a 0.
Agora em lados opostos, Vegetti e Zapelli colocam a idolatria pelo Belgrano em segundo plano. Com sabor argentino, Vasco e Athletico iniciam a disputa por uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil a partir das 20h (horário de Brasília) em São Januário.
Fonte: ge