No meio da difícil tarefa de tentar escapar da zona de rebaixamento (está a quatro pontos do Bahia, primeiro time fora do Z4), o Vasco teve ontem mais um dos desafios impostos pelo seu calendário no segundo turno. A derrota de 1 a 0 para um Palmeiras naturalmente superior, com um belo gol de falta de Raphael Veiga, é dolorosa para a equipe de Ramón Díaz por conta dos momentos de equilíbrio e pelo gol de Paulinho anulado no primeiro tempo, quando o jogo estava empatado.
Após a partida, o time cruz-maltino prometeu apresentar uma reclamação formal à CBF contra a arbitragem do jogo. Após uma longa revisão do lance que resultou no gol de Paulinho, o árbitro Wilton Pereira Sampaio anulou o gol marcando impedimento de Vegetti. O centroavante cabeceou por cima de Weverton, a defesa do Palmeiras afastou a bola e Paulinho acertou um belo chute no segundo toque.
“O equívoco da arbitragem influenciou diretamente no decorrer do jogo e, consequentemente, em seu resultado”, afirmou o clube em comunicado.
De acordo com Paulo César de Oliveira, ex-árbitro e comentarista de arbitragem, o gol foi anulado de forma errada.
“A partir do momento em que Richard Ríos afastou a bola, uma nova jogada se iniciou. Tudo o que aconteceu antes, o impedimento de Vegetti, deve ser ignorado. Portanto, o gol de Paulinho foi válido”, disse Paulo César ao ge e SporTV.
O gol do Palmeiras foi marcado em uma bela jogada de Veiga, que acertou uma cobrança de falta perfeita no canto esquerdo de Léo Jardim, que não teve muito o que fazer. A falta cometida por Zé Gabriel, que originou o gol, aconteceu em um momento de pressão do Palmeiras, que chegou várias vezes na área do Vasco no início do segundo tempo.
No primeiro tempo, o Vasco equilibrou a partida. Inicialmente, sofreu pressão natural dos donos da casa (Rony quase marcou um belo gol, mas foi impedido por Léo Jardim), que perderam apenas uma partida no Allianz neste Brasileiro, contra o líder Botafogo. Aos poucos, a equipe de Ramón Díaz conseguiu controlar o ritmo do jogo. Vegetti, eficiente nos passes longos, jogadas aéreas e trabalho como pivô, voltou a fazer uma ótima parceria com Piton. Paulinho também se destacou.
Mesmo com o desgaste causado por problemas no avião particular da equipe, que fez com que o elenco só retornasse ao Brasil dois dias após a goleada por 4 a 0 sobre o Deportivo Pereira-COL (na última quarta-feira), pelas quartas de final da Libertadores, o técnico Abel Ferreira escalou a equipe titular. Richard Ríos substituiu Zé Rafael, que estava suspenso, e representou uma grande ameaça pelo meio.
Já o Vasco entrou em campo com o experiente Maicon no lugar de Léo, suspenso. Serginho, autor do gol da vitória sobre o Atlético-MG no domingo passado, continuou como titular. Orellano e Alex Teixeira, que entraram no segundo tempo, não conseguiram reverter o impacto causado pelo gol sofrido.
Bons resultados
A rodada foi pelo menos positiva para o Vasco. Além do empate entre Goiás e Corinthians no sábado, Santos e Bahia (próximo adversário, na Arena Fonte Nova), concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento, perderam, assim como o Coritiba, que está logo atrás.
O Vasco ainda tem um jogo a menos, contra o América-MG, remarcado para o dia 18 próximo.
Fonte: O Globo