Não é segredo para ninguém que Tiquinho Soares é atualmente o destaque do Brasileirão. Como artilheiro da competição com 15 golos, o avançado é tanto interna como externamente a principal referência de um Botafogo que liderou o campeonato com uma vantagem de nove pontos. Mas, entre várias qualidades da camisola 9, uma que chamou a atenção durante a semana foi a eficiência do jogador quando tem uma oportunidade de marcar.
Segundos os dados do Sofascore, Tiquinho teve 14 oportunidades claras de marcar ao longo do Brasileirão. Destas, o avançado conseguiu converter 13 em golo. A exceção é o pénalti falhado contra o Fortaleza, quando, mesmo assim, Tiquinho não conseguiu marcar o ressalto. No total, é uma taxa de conversão de 93% — o site especializado em dados não conta como uma oportunidade clara o remate de longe contra o Goiás, no Nilton Santos.
Para ter uma ideia, Marcos Leonardo, o segundo melhor marcador do Campeonato Brasileiro com 12 golos, tem apenas uma taxa de conversão de 53% em oportunidades claras. De 17 oportunidades, o jovem avançado do Santos marcou em nove. Já Vitor Roque, o terceiro melhor marcador com 11 golos, tem uma taxa de aproveitamento de 59% com 10 golos em 17 oportunidades.
Em comparação com Richarlison e Gabriel Jesus, que estão a jogar na Premier League no início da temporada, os números de Tiquinho destacam-se ainda mais. Titular na equipa de Diniz contra a Venezuela, o Pombo marcou apenas um golo e falhou quatro grandes oportunidades em oito jogos pelo Tottenham. Jesus, por sua vez, tem um golo e uma grande oportunidade falhada em seis jogos pelo Arsenal.
Além da discussão dentro da competição, os golos de Tiquinho Soares no Brasileirão foram fundamentais para a campanha do Botafogo. Isto porque contribuíram diretamente para 13 pontos conquistados pela equipa no campeonato. O avançado marcou os golos que deram a vitória ao alvinegro contra Flamengo, Fortaleza, Cuiabá, Palmeiras e também o que garantiu um ponto no empate contra o Goiás, no segundo turno.
Fonte: O Globo