Em um ano desafiador, a presença de Vegetti é uma das razões pelas quais o Vasco está entre os oito melhores times da Copa do Brasil e do Brasileirão. O atacante é o artilheiro do torneio eliminatório e, com o gol marcado contra o Athletico nesta segunda-feira, se tornou o segundo jogador com mais gols nesta edição do Campeonato Brasileiro.
Ao todo, foram 17 gols e duas assistências em 36 partidas nesta temporada. Oito gols foram marcados no Brasileirão, ficando atrás apenas de Pedro (do Flamengo) que tem 10 gols, e cinco na Copa do Brasil, sendo o líder de sua equipe no torneio em gols marcados.
Dos 17 gols, dez são considerados “decisivos”, de acordo com o Espião Estatístico. Ou seja, são gols que garantiram a vitória quando o jogo estava empatado, ou quando empataram a partida quando o Vasco estava perdendo.
Vegetti tem um domínio absoluto no jogo aéreo, que tem sido a principal arma do Vasco nesta temporada. Contra o Athletico, ele marcou o gol da virada de cabeça, mas antes disso, já havia acertado a trave. Entre todos os jogadores do Brasileirão, ninguém tem mais gols de cabeça (4), finalizações (77), finalizações de cabeça (52) e duelos aéreos ganhos (109), segundo dados do Sofascore.
No entanto, a importância de Vegetti vai além dos números, que são excelentes até o momento. Ele é um líder dentro do vestiário e tornou-se ainda mais presente como capitão do Vasco. O atacante é o termômetro da equipe. Não é raro vê-lo lutando por bolas na defesa ao final das partidas, ou sofrendo faltas importantes para gastar o tempo.
Além disso, Vegetti faz questão de se comunicar com os torcedores do Vasco pedindo uma mudança de mentalidade. Após a vitória contra o Athletico pelo Brasileirão, que levou a equipe ao G-8 da tabela, o argentino pediu ao clube para parar de olhar para baixo.
– Estamos em um momento de mudar a história do Vasco nos últimos anos. Somos muito cobrados pelo que aconteceu no passado. Isso é o peso de vestir essa camisa. Sempre devemos lutar por coisas importantes, como se classificar para uma competição internacional e chegar longe na Copa do Brasil – disse o capitão, completando:
– O Vasco precisa parar de olhar para baixo e de se preocupar com o rebaixamento. Acredito que isso está mudando. A mensagem é que, com a atitude do segundo tempo, conseguiremos conquistar coisas muito importantes.
Com o pedido de Vegetti e o histórico de gols na Copa do Brasil, o Vasco inicia sua jornada nas quartas de final do torneio na quinta-feira, contra o Athletico-PR, em São Januário. O jogo de ida será às 20h. A partida de volta está marcada para o dia 11 de setembro, às 21h30, na Ligga Arena.
Fonte: ge