No primeiro clássico carioca nesta temporada do NBB – a dois dias do jogo decisivo para as equipes no Campeonato Brasileiro de futebol – o Vasco derrotou o Botafogo, neste sábado, por 79 a 62. O jogador que mais marcou pontos foi Paulichi, do Vasco, com 19 pontos.
O Botafogo entrou em campo no sábado com quatro derrotas em quatro partidas, enquanto o Vasco somava três vitórias em quatro jogos. O time alvinegro ainda jogou sem o principal reforço para a temporada, o jogador americano Jaamal, que retornou ao clube. Ele foi campeão sul-americano com o Botafogo em 2019. O Vasco, agora, possui um aproveitamento de 80% no NBB, já o Botafogo continua sem vitórias.
A partida
O Botafogo começou de forma superior e liderou até o nono ponto. Então, o Vasco colocou Marquinhos em quadra – um jogador com diversas conquistas pelo Flamengo e que também já passou pelo Vasco nos anos 2000 – e a reação começou. A 2min24s do final do primeiro tempo, o Vasco estava vencendo por 12 a 9. No fim do período, a vantagem era de 17 a 14 para o time de São Januário.
No segundo quarto, jogando de maneira coletiva, o Botafogo impôs 26 a 19. O destaque era Lucas, que até então havia acertado todos os arremessos (três bolas de três pontos e duas de dois, somando 13 pontos no total). O Vasco continuava insistindo nos arremessos de longa distância, porém com baixo aproveitamento (cinco cestas em 15 tentativas). Quando passou a circular mais a bola, conseguiu se aproximar novamente: 30 a 27 para o Botafogo. E foi para o intervalo na liderança: 36 a 33.
O Vasco ampliou sua vantagem no terceiro quarto. Ao movimentar mais a bola, a equipe abriu 59 a 39, a maior diferença até então. O Botafogo ficou quase quatro minutos sem pontuar enquanto o Vasco aumentava sua vantagem. O time alvinegro, no entanto, reagiu nos minutos finais, reduzindo a diferença para 11 pontos (60 a 49). Enquanto o Vasco marcou 23 pontos, o Botafogo somou apenas 10 no fim do período.
O cruzmaltino controlou o placar no último quarto. Não permitiu que o Botafogo se aproximasse, mantendo uma vantagem de pouco mais de 10 pontos. E até mesmo aumentou sua diferença. A 4min07s do final, o Vasco liderava por 72 a 53, com Humberto. No final, vitória tranquila – especialmente no segundo tempo – para o Vasco: 79 a 62.
“Essa vitória é muito importante, estamos construindo algo muito bom. Vasco x Flamengo é um jogo completamente diferente”, destacou o cestinha Paulichi.
Mais clássicos na semana
A próxima semana terá mais clássicos entre os times do Rio. Na terça-feira, o Flamengo receberá o Botafogo no Maracanãzinho, às 20h. Na quinta-feira, será a vez de Vasco x Flamengo, em São Januário, às 20h, com transmissão do sportv3. Os jogos entre as equipes cariocas contarão apenas com a torcida do time mandante.
Fonte: ge