A partida entre Cruzeiro e Vasco, que foi adiada da 33ª rodada do Brasileirão e ocorreu ontem no Mineirão, era crucial para ambos os times que lutam para evitar o rebaixamento. O empate em 2 a 2, com gols de Gato, Arthur Gomes, Bruno Rodrigues e Gabriel Pec, mudou minimamente a situação na tabela. No ponto de vista positivo, a equipe cruzmaltina conquistou um ponto fora de casa, embora tenha oscilado em um confronto direto.
Ambas as equipes alcançaram 41 pontos, abrindo uma vantagem de três pontos sobre o Bahia, o primeiro time na zona de rebaixamento. O Cruzeiro está em 16º lugar e o Vasco em 15º, levando em consideração o número de vitórias.
Esta não foi a primeira vez que a equipe comandada por Ramón Díaz perdeu a chance de “respirar”. Em jogos decisivos contra adversários diretos e com grandes chances na luta contra o rebaixamento, o time tem enfrentado dificuldades para garantir resultados tranquilizadores. Foi necessário correr atrás do Bahia, sofrer uma goleada do Santos e permitir o empate do Goiás nos acréscimos. Todos esses jogos foram como visitante, resultado do péssimo desempenho da equipe no primeiro turno.
Ontem, mais uma vez o Vasco viu sua performance oscilar durante o jogo. Começou bem, caiu de produção e depois reagiu com mais intensidade no segundo tempo.
Gato marca um golaço
A noite parecia caminhar para um certo alívio, com um toque de superação. O golaço do criticado Gato Rodríguez, que aplicou um lençol em Luciano Castán e contou com o quique da bola para marcar, construiu um cenário otimista, especialmente porque ele substituiu o suspenso Paulo Henrique e conquistou a vaga no time titular.
No entanto, a estratégia de esperar o Cruzeiro com a vantagem no placar desmoronou em um desfecho imprevisto. A cada investida ao ataque, os jogadores da equipe mineira adquiriam mais confiança. Além disso, contaram com a sorte, como no caso do gol de Arthur Gomes, que recebeu a bola livre pelo meio e contou com um desvio em Medel para marcar um belo gol. Uma falha na marcação que tem ocorrido com frequência nos jogos da equipe.
O empate já não era o melhor resultado dadas as circunstâncias do jogo, e piorou ainda mais com um pênalti bobo cometido por Rossi nos acréscimos finais. O atacante, de volta ao time titular, viu a bola bater em seu peito e depois na mão, e Bruno Rodrigues converteu a penalidade, virando o jogo.
Mudanças no meio-campo
A entrada de Rossi — que acabou sendo expulso no fim do jogo, estando no banco de reservas — parecia uma tentativa de recriar a mesma equipe que funcionou bem na goleada contra o Coritiba em setembro. No entanto, a necessidade de alterações se impôs diante do cenário do jogo: o trio Praxedes, Paulinho e Zé Gabriel não estavam em uma noite inspirada, e nenhum deles terminou o segundo tempo em campo.
O Vasco ganhou dinamismo com as entradas de Jair, Marlon Gomes e Payet no meio-campo. Pec, que antes estava isolado na ponta esquerda, onde geralmente rende menos, passou a ser mais acionado. Vegetti recebeu a companhia no ataque de Sebastián Ferreira, que apesar de ainda enfrentar dificuldades para ser preciso e efetivo no último toque, mostrou mais uma vez ser uma peça importante em um jogo tão acirrado quanto o de ontem.
Após a partida, o técnico Ramón Díaz afirmou: “Em alguns momentos, o Vasco jogou muito bem. No início do primeiro tempo, até fazermos o gol. E depois nos retraímos um pouco, e aí tivemos dificuldades. Não marcamos bem os dois volantes deles, que sabíamos que atacam muito. Esse foi um dos erros táticos que cometemos. O que devemos dizer do time é do espírito. A garra, a atitude diante da dificuldade. Mudamos algumas coisas táticas e alguns jogadores. E demonstraram que o time tem personalidade, tem determinação.”
Foi Ramón Díaz quem cabeceou na segunda trave, encontrando Pec para marcar o gol de empate. Foi o oitavo gol do vice-artilheiro e jogador com mais participações em gols do Vasco neste Brasileirão, estando apenas um gol atrás de Vegetti.
O Vasco teve um gol anulado por impedimento milimétrico assinalado pelo VAR e desperdiçou uma ótima chance de marcar o gol da vitória com Sebastían, enquanto o Cruzeiro também perdeu uma oportunidade clara de marcar com Wesley.
Fonte: ge