O clássico com o Fluminense, sábado (16), no Nilton Santos, será o primeiro do Vasco neste segundo turno do Campeonato Brasileiro. O jogo anterior, realizado na 4ª rodada, terminou empatado em 1 a 1, no Maracanã. Mais de quatro meses se passaram e muita coisa mudou no Vasco da Gama.
Um presságio sombrio
Naquela ocasição, o Vasco ainda não sofria com o fardo de estar na zona de rebaixamento, mas a atuação covarde no clássico foi uma premonição do que estava por vir. O time acabou caindo no Z4 três rodadas depois e, desde então, tem lutado para sair. Ramón Díaz assumiu e, com ele, vieram reforços que diminuem um pouco o favoritismo do Fluminense.
Remanescentes em campo
Enquanto o Fluminense manteve no time titular nove dos 11 jogadores que começaram aquela partida, o Vasco tem apenas cinco jogadores restantes: Léo Jardim, Robson, Léo, Lucas Piton e Gabriel Pec. Três jogadores já partiram do clube. São os casos dos meio-campistas Rodrigo e Andrey Santos, e o atacante Pedro Raul, que marcou o gol vascaíno no confronto. Considerando os reservas que entraram na partida, o número se duplica: Galarza, Rwan Cruz e Eguinaldo.
Puma, Jair e Alex Teixeira perderam espaço. Na lateral-direita, Robson tem sido improvisado, mas não tem lugar garantido no time. A situação é muito diferente de Paulinho, Praxedes e Vegetti, que logo se tornaram titulares. Outro jogador intocável é Medel, mas o chileno está suspenso e será substituído por Maicon. Ambos não estavam no Vasco no primeiro clássico com o Fluminense.
Ainda existe a possibilidade de Payet ser titular contra o Tricolor, iniciando um jogo pelo Vasco pela primeira vez. O francês estreou no empate com o Bahia e deixou uma ótima impressão. O meio-campista está em progresso físico e tem boas chances de estar entre os 11 iniciais. Caso isso aconteça, o Vasco terá seis novidades, uma delas é Zé Gabriel, que foi recuperado por Ramón Díaz.
Fonte: Lance!