O Vasco da Gama é o novo lanterna do Campeonato Brasileiro. Com a derrota para o Athletico-PR, em São Januário, pela 16ª rodada, o Gigante seguiu com nove pontos e foi ultrapassado pelo América-MG, que chegou a 10 no empate com o Flamengo.
Lembrando que tanto o Cruzmaltino quanto o Coelho estão com uma partida a menos, quando se enfrentarão, ainda sem data, no jogo atrasado pela 15ª rodada, na casa da equipe mineira. O Vasco, inclusive, tem a pior campanha entre as Séries A, B e C.
O lanterna da Segundona é o ABC, que soma 12 pontos, três a mais que o Gigante. A efeito de curiosidade, a equipe nordestina eliminou o Cruzmaltino na segunda fase da Copa do Brasil. Já na Terceirona, o último colocado é o Altos, também com 12 pontos.
A situação vascaína só não é pior comparado times da Série D. O Vasco também tem o pior ataque entre as Séries A e B, com apenas 11 gols marcados. Curiosamente, é a mesma quantidade do atacante Tiquinho Soares, do líder Botafogo, possui e está na artilharia.
É a pior campanha do Vasco no Brasileirão, com apenas 20% de aproveitamento e o posto de mandante menos efetivo. Para se ter uma ideia, o Cruzmaltino perdeu todos os jogos em São Januário e, mais que isso, sequer balançou as redes dentro do seu estádio.