Com a derrota fora de casa para o América-MG, o Bahia viu suas chances de permanecer na Série A no próximo ano diminuírem de 56,30% para 35,54%. Isso consequentemente aumentou as possibilidades do Santos e do Vasco, mesmo tendo perdido longe de seus domínios nesta rodada. Na próxima partida, o Bahia enfrentará o Atlético-MG, que ainda almeja o título.
O Santos estava com 78,28% de chances de permanência na Série A em 2024 e agora subiu para 90.07%. No próximo jogo, o Santos jogará contra o Fortaleza. As chances do Vasco de permanecer na Série A eram de 67,49%, mas agora aumentaram para 74,39%. Na quarta-feira, o Vasco jogará em casa contra o Bragantino.
Possibilidades de permanência na Série A
Em colaboração com o economista Bruno Imaizumi, foram analisadas todas as finalizações registradas pelo Espião Estatístico em 4.169 partidas dos Brasileirões desde 2013. Essas análises servem como parâmetro para medir a eficiência das equipes no ataque e na defesa, utilizando a expectativa de gol (xG), uma métrica internacionalmente reconhecida. Os dados auxiliam no cálculo das possibilidades de vitória de cada equipe nos jogos restantes, com a realização de 10 mil simulações para cada partida, resultando nos percentuais mencionados. A metodologia empregada está explicada ao final do texto.
Possibilidades de conquista do título
Com 69 pontos, 20 vitórias e um saldo de 31 gols, o Palmeiras viaja para enfrentar o Cruzeiro com um potencial de 99,92% para confirmar o título. O Cruzeiro já assegurou sua permanência na Série A. O Atlético-MG ainda tem 0,08% de chances de título, dependendo de uma combinação improvável de resultados: o Palmeiras precisa sofrer uma grande derrota e o Atlético-MG deve golear o Bahia para superar uma desvantagem de oito gols no saldo de gols. O Flamengo, mesmo com três pontos a menos que o Palmeiras, tem uma diferença de 16 gols no saldo de gols, e enfrentará o São Paulo fora de casa na última rodada.
Possibilidades de classificação à Libertadores
Com o Palmeiras já garantido na fase de grupos da Libertadores do próximo ano, quatro equipes disputam três vagas diretas, evitando assim a necessidade de disputar partidas eliminatórias no início da temporada, que poderiam afetar o planejamento dos clubes: Atlético-MG, Flamengo, Grêmio e Botafogo estão na disputa por essas três vagas. O Bragantino já está garantido como uma das duas equipes que disputarão as seletivas.
O Atlético-MG tinha 84,95% de chances de terminar o Brasileirão no G-4 e agora possui 96,40%. O Flamengo, que tinha 72,31% de possibilidades de G-4, agora está com 94,79%, enquanto o Grêmio aumentou suas probabilidades de classificação direta para a fase de grupos de 58,91% para 88,15%.
O Botafogo, ao não conseguir vencer em casa o Cruzeiro, viu suas chances de G-4 diminuírem de 73,16% para 20,66%.
Metodologia
As probabilidades apresentadas são baseadas nos parâmetros do modelo de “Gols Esperados” ou “Expectativa de Gols” (xG), uma métrica consolidada na análise de dados que utiliza as finalizações registradas pelo Espião Estatístico em 4.169 jogos dos Brasileirões desde 2013.
As variáveis consideradas no modelo incluem: (1) distância e ângulo da finalização em relação ao gol; (2) se a finalização foi frente a frente com o goleiro; (3) se foi feita sem a presença do goleiro; (4) parte do corpo utilizada para concluir; (5) se a finalização foi feita de primeira, ajeitada ou carregada; se o chute foi feito com a perna dominante ou não; (6) origem da jogada (pênalti, escanteio, cruzamento, falta direta, recuperação de bola, lateral, etc); (7) se a assistência veio de dentro da área; (8) posição do jogador; (9) indicadores de força do chute; (10) valor de mercado das equipes em cada temporada com base em dados do site Transfermarkt (como proxy de qualidade do elenco); (11) tempo de jogo; (12) idade do jogador; (13) altura do goleiro em lances originados de bolas aéreas; (14) diferença no placar no momento de cada finalização.
Por exemplo, de cada cem finalizações a partir da meia-lua, somente sete resultam em gol. Portanto, uma finalização nessa zona tem uma expectativa de gol (xG) de aproximadamente 0,07. Cada zona do campo apresenta uma expectativa diferente de conversão de finalização em gol, que aumenta em caso de contra-ataque, devido à menor presença de adversários para evitar o finalização. Cada pontuação é somada ao longo da partida para se obter o xG total de uma equipe em cada jogo, o que permite avaliar as chances de cada time vencer seus oponentes, e, consequentemente, calcular a probabilidade de cada clube encerrar o campeonato em determinada posição.
O modelo utilizado nas análises segue uma distribuição estatística conhecida como Poisson Bivariada, que calcula as probabilidades de eventos (neste caso, os gols de cada equipe) ocorrerem dentro de um intervalo de tempo específico (o jogo). Para prever as chances de cada time terminar o campeonato em determinada posição, foi empregado o método de Monte Carlo, o qual se baseia em simulações para gerar resultados. Foram realizadas dez mil simulações para cada partida ainda não disputada.
Fonte: ge