Apesar do revés de 4 a 1 para o Santos, que foi um balde de água fria nas ambições do Vasco de subir na classificação da Série A do Campeonato Brasileiro, o desempenho do técnico Ramón Díaz desde que chegou mostra que a equipe está na luta para permanecer na elite do futebol brasileiro em 2024.
Em 11 partidas com o treinador argentino, o Vasco conquistou 51,5% dos pontos disputados. Se mantiver essa média nas 13 rodadas restantes do Brasileirão, o clube carioca alcançará entre 21 e 24 pontos, ultrapassando o patamar considerado seguro pelos especialistas para evitar o rebaixamento. No momento, o Cruz-Maltino soma 26 e está na 16ª posição da tabela.
Santos ultrapassa o Vasco na tabela
Com a derrota, o Vasco foi ultrapassado pelo Santos, que chegou a 27 pontos, e está empatado com o Goiás, mas perde nos critérios de desempate. No entanto, o Esmeraldino irá enfrentar o Botafogo nesta segunda-feira (2) no Nilton Santos, às 20h (horário de Brasília), e qualquer ponto conquistado fará com que os cariocas voltem para a zona de rebaixamento.
Díaz está confiante de que a equipe manterá o desempenho recente. Antes da derrota acachapante na Vila Belmiro, a equipe havia conquistado três vitórias consecutivas, o que a tirou da zona de rebaixamento após 18 rodadas seguidas na zona perigosa.
“Não temos motivo para ficar desanimados, pois uma derrota não pode apagar tudo o que já realizamos. Quando cheguei aqui, estávamos na última colocação, quase rebaixados. Agora, estamos na briga. Ninguém disse que já estamos salvos. Estou orgulhoso e certamente lutaremos até o fim”, definiu o técnico.
Vasco com semana livre para treinar
Para superar essa derrota, o Vasco contará com uma semana livre para treinamentos e terá a oportunidade de reencontrar sua torcida no sábado (7) em São Januário, no confronto contra o São Paulo, às 18h30 (horário de Brasília). O técnico sabe que uma vitória será um sinal de superação e, por isso, espera ver o estádio lotado neste jogo no histórico Caldeirão.
“Continuaremos competindo, não estamos derrotados, pelo contrário, estamos orgulhosos do time e da torcida que nos apoia. Temos muita coragem e determinação para seguir lutando, estamos empolgados com nosso torcedor em casa. Vamos continuar a batalha, isso é apenas o começo”, concluiu.
Atualmente, segundo os estudiosos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade de queda do Vasco é de 34,6%. No entanto, o clube já teve chances de rebaixamento próximas a 80% e essas chances diminuíram consideravelmente com a chegada de Ramón Díaz.
Fonte: Itatiaia