Por conta das últimas três vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro, a atuação de Rafael Paiva vem promovendo uma evolução em todas as áreas do Vasco na competição. Apesar de ainda possuir a defesa mais vazada da Série A, nos jogos recentes foi perceptível o avanço do time carioca neste setor.
Rafael Paiva esteve à frente do Vasco nos últimos seis jogos, e a equipe sofreu apenas cinco gols nesse período. Nas duas últimas partidas em São Januário, o time carioca obteve vitórias sem ser vazado: placares de 2 a 0 contra Fortaleza e Corinthians.
Ao total, o Vasco foi vazado 26 vezes em 16 partidas na competição. A fraca performance defensiva resulta em um saldo negativo de sete gols para o time. É evidente que as duas derrotas pesadas contra o Flamengo por 6 a 1 e para o Criciúma por 4 a 0 contribuem consideravelmente para os números negativos da equipe no setor defensivo.
Dos 20 pontos conquistados pelo Vasco no Brasileirão, 17 foram conquistados em São Januário. Contudo, na última partida fora do Rio, o time derrotou o Internacional por 2 a 1. Na próxima quarta-feira, a equipe carioca enfrentará o Atlético-GO, fora de casa, pela competição nacional.
Fonte: O Dia