Finalmente, após 89 dias, São Januário receberá novamente a torcida do Vasco. Os torcedores estavam impedidos de entrar em sua casa por quase 90 dias, mas agora terão a oportunidade de apoiar o time nesta quinta-feira (21), às 19h (de Brasília), contra o Coritiba. Com todos os ingressos vendidos, o objetivo do Cruz-Maltino é conquistar uma vitória decisiva na Série A do Brasileirão.
Um retorno esperado
A espera foi longa. Desde o dia 22 de junho, o Vasco não podia contar com o apoio da torcida na Colina Histórica. A última vez que isso aconteceu foi durante a derrota para o Goiás. Aquela partida, que terminou em 1 a 0 para o adversário, também marcou a despedida de Maurício Barbieri do comando da equipe. Quinze dias depois, Ramón Díaz assumiu o cargo.
Desde que retornou à Série A, o Vasco ainda não conseguiu vivenciar a alegria de celebrar um gol em São Januário. Nos três jogos disputados em casa antes da interdição do estádio, o time saiu derrotado em todas as ocasiões. Bahia, Santos e Goiás foram os algozes, com placares de 1 a 0 que enfureceram a torcida.
Após duas temporadas longe da elite do futebol, o Vasco precisou esperar até a temporada passada para ser promovido novamente. No entanto, a ansiedade para vencer em São Januário se transformou em frustração nos primeiros jogos desta edição do Brasileirão.
Até o momento, o Vasco venceu apenas uma vez em casa: contra o Grêmio, com um placar de 1 a 0, mas sem a presença da torcida. O time também obteve vitórias no Maracanã, no Luso-Brasileiro e no Nilton Santos. Agora, após 89 dias de espera, a equipe buscará uma vitória ao lado de seus torcedores em São Januário.
Ramón Díaz ansioso por jogar com a torcida
Desde sua chegada ao Vasco, o técnico Ramón Díaz ainda não teve a oportunidade de experimentar a atmosfera de São Januário com a casa cheia. Ele dirigiu o time em duas partidas na Colina Histórica, porém ambas foram disputadas sem a presença de público. O treinador argentino perdeu para o Athletico e venceu o Grêmio. Agora, finalmente terá a chance de ver o estádio vascaíno lotado de perto.
“Em várias ocasiões, enfrentei o Vasco em jogos da Libertadores e sei o quão difícil é jogar contra eles em São Januário. Por isso, queremos jogar no nosso estádio e ser protagonistas na nossa casa. Contamos com o apoio dos nossos torcedores, que devem nos incentivar o tempo todo”, comentou o treinador.
Com 20 pontos e dois jogos a menos em relação aos rivais, o Vasco depende apenas de suas próprias forças para sair da zona de rebaixamento. Se vencer o Coritiba e o América, o Cruz-Maltino estará fora do Z4 do Brasileirão.
Fonte: Rádio Itatiaia