O Vasco da Gama vai promover uma festa grandiosa para recordar um dos maiores títulos de sua rica história com os Mantos Negros, o Campeonato Carioca de 1923. No próximo sábado (12), São Januário terá uma programação extensa para comemorar essa conquista do verdadeiro time popular.
Há exatamente cem anos atrás, ocorria a lendária vitória no Campeonato Carioca de 1923, o primeiro da história conquistado por uma equipe composta por jogadores negros, de baixa renda e operários, que superaram as barreiras do preconceito racial no futebol brasileiro. Assim, o futebol começou a se popularizar no país.
O Vasco se orgulha de ter se tornado um marco na história ao socializar o esporte no Brasil, permitindo que pessoas de classes mais baixas começassem a praticar o futebol que até então era elitizado. Com isso, o clube conquistou paixões e deu a oportunidade para jovens alcançarem o mundo com a bola rolando.
O convite para a celebração:
Agenda do Centenário dos Mantos Negros – Sábado, 12/8/23
- 9h VascoTV: ”Mantos Negros, a História”, com o Professor Junior
- 10h Inauguração da Exposição ”Centenário dos Mantos Negros”, no Espaço Experiência, em São Januário, com a presença de familiares dos jogadores do lendário time. A exposição estará aberta ao público a partir das 14h do dia 12/8, na programação regular do Tour da Colina • Homenagem aos familiares dos Mantos Negros • Entrega da Honraria Pai Santana a personalidades que se destacaram na luta contra o preconceito racial • Apresentação de réplicas históricas dos uniformes de jogo dos Mantos Negros • Inauguração de placa de bronze em homenagem aos Mantos Negros
- 12h Publicação nos canais oficiais do Vasco de material histórico que conta a trajetória dos Mantos Negros, com documentos e fotografias inéditas da época. Divulgação do Manifesto ”Centenário dos Mantos Negros 1923-2023”.
- 19h VascoTV: Especial ”Mantos Negros”
Fonte: Rádio Tupi