Nesta última sexta-feira (25), o Vasco da Gama foi o local escolhido para sediar o Encontro de Psicólogos de Futebol do Rio de Janeiro, no estádio de São Januário. O evento contou com a participação dos psicólogos dos quatro principais times do Rio de Janeiro, que atuam nas áreas de futebol profissional, de base e feminino.
No dia 27 de agosto, é comemorado o aniversário de 61 anos da regulamentação da psicologia como ciência e profissão no Brasil. O evento, que não ocorria desde 2012, reuniu 20 profissionais da área que compartilharam suas vivências e ideias para integrar a psicologia do esporte, superando a rivalidade existente entre os clubes.
Além dos psicólogos dos clubes, também esteve presente no encontro Maria Helena Rodrigues, a primeira psicóloga a trabalhar nas categorias de base de um clube no Brasil, que ingressou no Vasco em 1986. Ela também foi responsável pela idealização do primeiro encontro, na época chamado de Encontro Interdisciplinar do Futebol, que contava com a participação de profissionais das áreas de psicologia, nutrição e serviço social. A psicóloga destacou a importância dessas reuniões para fortalecer a saúde mental no esporte.
“Desde o meu início aqui, em 1986, até 2012, nós, do serviço de psicologia do Vasco da Gama, realizávamos esses encontros com todos os clubes. Além disso, também eram promovidos encontros com profissionais das áreas de serviço social e nutrição. Eram três áreas que se reuniam para trocar experiências. Sempre considerei isso fundamental, pois nada é feito sozinho, há uma equipe e é essencial essa união. A importância da psicologia no futebol ou em qualquer outra modalidade está em auxiliar o atleta na parte cognitiva, na ansiedade, na agressividade, garantindo que ele tenha controle sobre si mesmo. Acredito que seja fundamental que todos os clubes tenham psicologia desde as categorias de base”, afirmou a psicóloga.
A psicóloga Carol Muniz, que compõe a equipe profissional do Vasco, enfatizou também a importância da união entre os profissionais.
“O objetivo principal deste encontro é pensar em novas maneiras de promover a saúde mental e, consequentemente, melhorar a performance de nossos atletas. Essa reunião foi planejada para comemorar os 61 anos de profissão regulamentada da Psicologia e os quase 40 anos do início da Psicologia no futebol carioca, sendo o Vasco pioneiro nessa história. Fomos o primeiro clube do Rio a estabelecer um departamento de Psicologia focado na performance de seus atletas e também promovemos, há alguns anos, esse mesmo encontro entre clubes pela primeira vez. É uma honra dar continuidade a essa história com nosso recentemente reformulado departamento, composto por cinco profissionais de Psicologia e quatro estagiárias que atendem desde as categorias de base até o time profissional”, ressaltou Carol.
Larissa Carlos, coordenadora de Psicologia das categorias de base do Vasco, expressou seu orgulho em sediar o evento.
“O Vasco foi a primeira instituição a sediar esse encontro e hoje, é um prazer dar continuidade a esse projeto tão valioso para promover a Psicologia do Esporte. É um privilégio manter um trabalho que começou há 30 anos atrás. Atualmente, com um departamento tão completo, como psicóloga da equipe sub-20, busco trabalhar em conjunto com a psicóloga do futebol profissional, orientando também as estagiárias para continuarmos formando ótimos profissionais para o mercado”, afirmou Larissa.
Fonte: Site Oficial do Vasco