Com um único gol do lateral Paulo Henrique, o Vasco da Gama alegrou os torcedores presentes em São Januário na noite desta segunda-feira (6), vencendo o Botafogo por 1 a 0, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A segunda vitória consecutiva permite ao Vasco da Gama respirar aliviado e empurrar o Cruzeiro para a zona de rebaixamento. Ambas as equipes estão empatadas com 37 pontos, mas o Gigante da Colina possui a vantagem no número de vitórias, embora a Raposa tenha uma partida a menos.
Por outro lado, o Botafogo sofreu a terceira derrota seguida e só mantém-se na liderança por ter uma vitória a mais que o Palmeiras, o vice-líder. Ambas as equipes estão empatadas com 59 pontos, sendo que o Fogão possui um jogo a menos.
Merecida vitória parcial
O clássico começou tenso, com ambas as equipes incapazes de criar jogadas perigosas. Quando parecia que o Botafogo estava ganhando controle das ações, o Vasco abriu o placar aos 28 minutos. Paulo Henrique aproveitou um chutão de Maicon, passou por dois adversários e mandou a bola no canto de Lucas Perri.
O Botafogo sentiu o gol feito pelo Vasco e poderia ter ido para o intervalo em uma situação mais complicada. Gabriel Pec teve um gol anulado devido a uma posição irregular de Paulo Henrique no momento do cruzamento, e Paulinho viu sua cabeçada passar raspando a trave.
Conseguiu segurar
O Vasco retornou para o segundo tempo pressionando em busca de mais um gol para encaminhar a vitória. Gabriel Pec chutou rasteiro e Lucas Perri defendeu. Enquanto isso, o Botafogo ficou mais ofensivo com a entrada do centroavante Diego Costa no lugar do zagueiro Bastos.
A partida ficou aberta a partir dos 35 minutos, com o Botafogo mantendo a posse de bola e o Vasco explorando os contra-ataques. Segovinha recebeu um cruzamento e cabeceou, mas Léo Jardim afastou o perigo dando um soco na bola. Este foi o último lance perigoso.
Próximos jogos
Na 33ª rodada, o Botafogo enfrentará o Grêmio na quinta-feira (9) em São Januário, enquanto o Vasco teve sua partida contra o Cruzeiro em Belo Horizonte (MG) adiada para o dia 22. A próxima partida do Gigante da Colina será no domingo (12), contra o América-MG, também em São Januário.
Ficha técnica
Vasco 1 x 0 Botafogo
Local — São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário — segunda-feira (6), às 19h (de Brasília)
Árbitro — Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares — Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa – SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Árbitro de vídeo — Wagner Reway (VAR-Fifa – PB)
Gol — Paulo Henrique, aos 28’/1T (Vasco)
Vasco — Léo Jardim, Paulo Henrique, Maicon, Medel e Lucas Piton; Zé Gabriel, Paulinho (Jair) e Praxedes; Gabriel Pec (Léo), Erick Marcus (Alex Teixeira) e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.
Botafogo — Lucas Perri, Di Plácido (Luis Henrique), Philipe Sampaio, Bastos (Diego Costa) e Marçal (Hugo); Danilo Barbosa, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos (Segovinha), Victor Sá (Carlos Alberto) e Tiquinho Soares. Técnico: Lúcio Flávio.
Fonte: R7