Depois de quatro anos e dois meses, o Vasco voltou a triunfar sobre o Fluminense. Além dos valiosos três pontos na batalha contra o descenso, o placar de 4 a 2 neste sábado (16), no estádio Nilton Santos, serviu para colocar um ponto final a uma seca de 1519 dias.
Um longo período de jejum
A última vez que o Vasco havia vencido o rival tricolor foi em julho de 2019, quando saiu vitorioso por 2 a 1 também pelo Campeonato Brasileiro. Desde então, as equipes se encontraram em outras oito ocasiões, com quatro empates e quatro triunfos do Fluminense.
Devido ao fato do Vasco ter competido na Série B brasileira nos últimos dois anos, os confrontos entre os rivais ocorreram com menos frequência. Antes deste sábado, o Vasco havia empatado um jogo e perdido outro em dois clássicos disputados em 2023.
Uma seca maior no estádio Nilton Santos
Considerando apenas os clássicos realizados no estádio Nilton Santos, a invencibilidade do Fluminense sobre o Vasco era ainda mais prolongada, com a última vitória vascaína acontecendo em 2015.
Vasco levemente superior historicamente
Historicamente, o Vasco tem uma leve superioridade no confronto em Brasileiros. Ao todo, foram disputados 62 jogos, com 22 vitórias do Cruz-Maltino, 24 empates e 16 vitórias do Fluminense.
Com essa vitória, o Vasco somou 20 pontos na tabela do Campeonato Brasileiro. O time permanece na 18ª posição, mas está mais próximo de sair da zona de rebaixamento.