O Vasco precisa marcar um gol (sem o adversário balançar a rede, é claro) para levar a disputa para os pênaltis. Em 2024, nos 17 jogos realizados em seu estádio, o time só ficou sem marcar em duas oportunidades: na derrota para o Criciúma (4ª rodada) e no empate com o Cruzeiro (9ª rodada), ambas no Campeonato Brasileiro.
Torcida do Vasco em jogo em São Januário nesta temporada — Foto: Marcelo Braga
Uma vitória por dois ou mais gols de diferença classifica o Vasco diretamente para a final. O time conseguiu este resultado em São Januário em seis ocasiões durante 2024: 2 a 0 contra o Boavista, 2 a 0 no Madureira e 4 a 0 sobre a Portuguesa no Campeonato Carioca; além do 4 a 1 diante do São Paulo, 2 a 0 contra o Fortaleza e 2 a 0 frente ao Corinthians no Brasileirão.
– Saímos com a convicção de que o jogo está em aberto. Em São Januário, somos muito competitivos. Na Copa do Brasil, mostramos nossa força em todos os jogos. Sinto que vamos nos esforçar ao máximo para avançar – comentou o treinador Rafael Paiva na coletiva após a partida.
Para alcançar a final, será crucial para o Vasco não levar gols no dia 19. Essa missão foi cumprida em sete dos jogos da equipe no estádio. Na Copa do Brasil, o clube jogou quatro vezes em casa: empatou duas (com vitória nas penalidades) e venceu outras duas.
Vasco em São Januário na Copa do Brasil 2024
- Vasco 3 (4) x (1) 3 Água Santa, 2ª fase
- Vasco 3 (5) x (4) 3 Fortaleza, 3ª fase
- Vasco 1 x 0 Atlético-GO, oitavas
- Vasco 2 x 1 Athletico, quartas
Vasco e Atlético-MG se enfrentam novamente no dia 19, às 18h30 (horário de Brasília). Antes desse duelo, a equipe de Rafael Paiva terá pela frente o Juventude no sábado e o São Paulo no dia 16, pelo Campeonato Brasileiro.
Fonte: ge