Entrando na reta decisiva do Campeonato Brasileiro, os gigantes Santos e Vasco continuam em situação alarmante e estão seriamente ameaçados pelo rebaixamento para a Série B.
Ambas as equipes têm 30 pontos e estão dentro da zona de rebaixamento, com chances assustadoras de queda.
De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o Peixe tem uma probabilidade de 50,3% de ser rebaixado, enquanto o Cruzmaltino tem 51,7%.
Quais são, então, os cálculos para que os times escapem da degola? Segundo o modelo desenvolvido pela faculdade, alcançar 45 pontos praticamente garante a permanência na Série A, já que essa pontuação deixa uma equipe com apenas 8,822% de chances de ser rebaixada.
Faltando 10 jogos para o fim do torneio, essa pontuação pode ser alcançada, por exemplo, vencendo os 5 jogos que cada equipe ainda tem como mandante. Veja os adversários que Santos e Vasco ainda enfrentarão em casa:
Partidas em casa do Santos
- Coritiba
- Cuiabá
- São Paulo
- Fluminense
- Fortaleza
Partidas em casa do Vasco
- Internacional
- Botafogo
- América-MG
- Corinthians
- Red Bull Bragantino
Para se salvarem, santistas e vascaínos precisarão ter um desempenho muito melhor do que tiveram no primeiro turno contra esses mesmos adversários.
No início do Brasileirão, as duas equipes ficaram muito distantes da pontuação necessária para garantir a permanência agora.
O Peixe, por exemplo, conquistou apenas 6 pontos nessa sequência de 5 partidas: perdeu para Corinthians, Flamengo, Cuiabá, São Paulo, Fluminense e Fortaleza; empatou com Coritiba, Botafogo e Athletico-PR; venceu o Goiás.
Se isso se repetir, o Alvinegro praiano terminará com 36 pontos, o que certamente resultará no rebaixamento do clube.
O Cruzmaltino, por sua vez, somou 10 pontos nessas mesmas 5 partidas no primeiro turno: perdeu para o Internacional, Goiás, Botafogo, Cruzeiro, Athletico-PR, Corinthians; empatou com o Red Bull Bragantino; venceu o Cuiabá, América-MG e Grêmio.
Se ocorrer um desempenho semelhante, o clube carioca terminará com 40 pontos, o que representa 95,808% de chances de rebaixamento.
Próximos jogos do Santos
- Coritiba (C) – 26/10, 21h30 (de Brasília) – Brasileirão
- Corinthians (F) – 29/10, 18h30 (de Brasília) – Brasileirão
- Flamengo (F) – 01/11, 20h (de Brasília) – Brasileirão
Próximos jogos do Vasco
- Internacional (C) – 26/10, 19h (de Brasília) – Brasileirão
- Goiás (F) – 29/10, 16h (de Brasília) – Brasileirão
- Cuiabá (F) – 02/11, 17h (de Brasília) – Brasileirão
Fonte: ESPN