Junto com os resultados dos adversários que estão na briga por uma vaga na Libertadores do próximo ano, a vitória em casa do Grêmio por 3 a 0 sobre o Cruzeiro aumentou consideravelmente a probabilidade de a equipe gaúcha terminar o Brasileirão no G4, que garante uma vaga direta na Libertadores. Agora, o Grêmio tem um potencial de 60,6% de terminar entre os quatro melhores times. Na rodada anterior, as chances do Grêmio eram de 36%. Atualmente, o Grêmio está em terceiro lugar e tem um jogo a mais para disputar.
O Bragantino também se beneficiou dos resultados da rodada ao vencer em casa o Cuiabá por 2 a 0 e viu suas chances de G4 subirem de 30,9% para 40,3%.
Com o empate em casa contra o Internacional, o Flamengo aumentou em 1% suas chances de G4, passando de 44,4% para 45,4%. Já para Athletico-PR e Fluminense, o empate entre eles em Curitiba teve um custo mais alto: as chances de G4 do Athletico-PR caíram de 32,4% para 26,5%, uma queda de 6%, enquanto o Fluminense viu suas chances de G4 caírem de 27,1% para 24,1%, uma redução de 3%.
Em parceria com o economista Bruno Imaizumi, analisamos todas as finalizações registradas pelo Espião Estatístico em 3.997 partidas do Brasileirão desde 2013. Esses dados nos ajudam a calcular as chances de cada equipe vencer os jogos restantes, fazendo 10 mil simulações para cada partida a ser disputada, o que nos dá os percentuais mostrados abaixo. A metodologia utilizada está explicada no final do texto.
As vitórias do Bragantino e do Grêmio, bem como os empates de Flamengo, Athletico-PR e Fluminense, também impactaram as chances de G4 e G6 do Atlético-MG e do Fortaleza, que, apesar de terem vencido na rodada, terão mais dificuldades em ficar entre os quatro primeiros. O problema para os times que estão mais abaixo na tabela é que não basta vencer: é necessário que os times acima deles percam. Dos seis primeiros colocados, apenas Flamengo e Fluminense não venceram na última rodada.
Até que a Copa do Brasil, a Sul-Americana e a Libertadores sejam decididas, os quatro primeiros colocados no Brasileirão se classificarão para a fase de grupos da Libertadores do próximo ano, enquanto o quinto e o sexto colocados disputarão uma fase preliminar.
Caso os campeões das três competições estejam entre os primeiros colocados do Brasileirão, novas vagas classificatórias para a Libertadores serão abertas no campeonato nacional. Por enquanto, apresentamos as chances das equipes terminarem o Brasileirão em quarto e sexto lugar.
Chances de permanecer na Série A em 2024
Belo Horizonte viu uma grande mudança na disputa entre América-MG e Santos para permanecer na Série A no próximo ano. O América-MG venceu o São Paulo por 2 a 1 no Independência e aumentou suas chances de sair da zona de rebaixamento ao final da competição de 8,4% para 29,9%, um aumento de 12,6%.
Por outro lado, o Santos foi derrotado pelo Atlético-MG por 2 a 0 na inauguração da MRV Arena. Com esse resultado, as chances do Santos de permanecer na Série A caíram de 62% para 43,6%, uma queda de 18,4%.
Na próxima rodada, o América-MG enfrentará o Santos no Independência, em um dos grandes confrontos entre as equipes que lutam para permanecer na Série A no próximo ano.
Outro confronto importante entre equipes ameaçadas é entre o Bahia e o Vasco na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador. Ambas as equipes perderam na rodada, mas o impacto foi menor. A derrota do Santos fez com que as chances de permanência do Bahia aumentassem de 63,2% para 64,8%, um aumento de 1,6%, principalmente devido à vitória do Botafogo em casa, quando se esperava pouco do Bahia estatisticamente. O mesmo aconteceu com o Vasco. A vitória do Palmeiras era esperada. As chances de o Vasco permanecer na Série A variaram muito pouco, passando de 35,8% para 35,5%.
A boa notícia para esses clubes é que a próxima rodada começará com o confronto entre Goiás e Internacional, que se enfrentarão na Serrinha, em Goiânia. Com o empate fora de casa contra o Corinthians, as chances de permanência do Goiás aumentaram em 13,7%, passando de 68,5% para 82,2%. Já o Internacional, que está disputando a Libertadores durante a semana, não vence há nove jogos no Brasileirão (5 empates e 4 derrotas). Com o empate fora de casa contra o Flamengo, as chances de o Internacional permanecer na Série A aumentaram de 75,7% para 80,2%, um aumento de 4,5%.
Chances de título
Com mais uma vitória, o Botafogo aumentou suas chances de conquistar o título do Brasileirão. A vitória por 3 a 0 sobre o Bahia em casa elevou suas chances de ser campeão de 86,5% para 90,2%, garantindo uma probabilidade estatística de 100% de terminar entre os seis primeiros colocados.
O vice-líder Palmeiras venceu o Vasco em casa, mas suas chances de título diminuíram de 9,1% para 5,4%. Isso se deve ao fato de que o Botafogo manteve os 11 pontos de vantagem em relação ao Palmeiras, e agora há uma rodada a menos para o Palmeiras tentar uma virada. Ou seja, com menos jogos, é menos provável que o Palmeiras consiga uma virada histórica, mas o sonho ainda não acabou. O Grêmio atualmente possui 2,1% de chances de superar Botafogo e Palmeiras.
Metodologia
Apresentamos as probabilidades estatísticas com base nos parâmetros do modelo “Gols Esperados” ou “Expectativa de Gols” (xG), uma métrica amplamente utilizada na análise de dados que leva em consideração as finalizações registradas pelo Espião Estatístico em 4.007 jogos do Brasileirão desde 2013.
As variáveis consideradas no modelo são: (1) distância e ângulo da finalização em relação ao gol; (2) se a finalização foi feita frente a frente com o goleiro; (3) se a finalização foi feita sem a presença do goleiro; (4) parte do corpo usada para finalizar; (5) se a finalização foi feita de primeira, ajeitada ou após carregamento; se o chute foi feito com a perna dominante ou não do jogador; (6) origem do lance (pênalti, escanteio, cruzamento, falta direta, interceptação, lateral etc.); (7) se a assistência foi feita dentro da área; (8) posição em campo do jogador; (9) indicadores de força do chute; (10) valor de mercado das equipes a cada temporada, com base em dados do site Transfermarkt (como uma medida da qualidade do elenco); (11) tempo de jogo; (12) idade do jogador; (13) altura do goleiro em jogadas aéreas; (14) diferença no placar no momento da finalização.
Por exemplo, de cada cem finalizações feitas em uma posição específica do campo, apenas sete resultam em gol. Portanto, a expectativa de gol (xG) de uma finalização feita nessa posição é de cerca de 0,07. Cada posição no campo tem uma expectativa diferente de uma finalização resultar em gol, que aumenta em um contra-ataque, já que há menos adversários para evitar a conclusão da jogada. Todos esses pontos são somados ao longo da partida para chegar ao xG total de uma equipe em cada jogo. Essa variação indica a probabilidade dos times vencerem seus adversários e, a partir disso, calculamos as chances de cada clube terminar o campeonato em cada posição.
O modelo utilizado nas análises é baseado em uma distribuição estatística chamada Poisson Bivariada, que calcula as probabilidades de eventos (no caso, os gols de cada equipe) ocorrerem dentro de um determinado intervalo de tempo (o jogo). Para prever as chances de cada equipe terminar o campeonato em cada posição, utilizamos o método de Monte Carlo, que consiste em simulações para obter resultados. Realizamos dez mil simulações para cada partida que ainda não foi disputada.
*A equipe do Espião Estatístico é composta por: Gabriel Leonan, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, João Guerra, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Valmir Storti e Victor Gama.
Fonte: ge