O Vasco terá que lidar com duas ausências importantes durante a pré-temporada e no início do Campeonato Carioca. Convocados pelo técnico Ramon Menezes para o Pré-Olímpico, o meio-campista Marlon Gomes e o atacante Gabriel Pec foram liberados pelo clube para representar a seleção brasileira na competição que será realizada entre janeiro e fevereiro, na Venezuela.
Os jogadores do Vasco estão programados para se reapresentarem no próximo sábado (6), enquanto a preparação para o Pré-Olímpico começa em dois dias, na Granja Comary, em Teresópolis. Em seguida, em 16 de janeiro, a delegação viajará para a Venezuela. O torneio ocorrerá entre 20 de janeiro e 11 de fevereiro. A estreia do Brasil será em 23 de janeiro, contra a Bolívia.
A relação dos convocados foi divulgada por Ramon Menezes em dezembro. No mesmo dia, o Vasco comemorou as convocações de Gabriel Pec e Marlon Gomes. No entanto, como não se trata de Data Fifa, o clube poderia ter escolhido não liberar os jogadores para a seleção, o que não foi o caso.
Vasco e CBF entraram em conflito no início de 2023 em relação às categorias de base, o que acabou afetando a convocação de jogadores para a seleção sub-17. No entanto, o clube tem o hábito de liberar os atletas para representar o Brasil – desde que isso não atrapalhe o progresso dos trabalhos da equipe principal de forma drástica.
Marlon Gomes, por exemplo, participou de quase todo o ciclo olímpico nos últimos anos. Em 2023, ele disputou o Sul-Americano Sub-20 e a Copa do Mundo da categoria. Já Gabriel Pec foi convocado por Ramon Menezes no final do último ano para um período de treinamento em São Paulo com a seleção sub-23.
Gabriel Pec foi um jogador fundamental do Vasco em 2023 e foi o jogador com mais participações em gols do clube no ano. Apesar de receber críticas de parte da torcida, o atacante teve bom desempenho e foi essencial para a permanência do clube na Série A do Campeonato Brasileiro. Enquanto isso, Marlon Gomes, entre convocações e lesões, não conseguiu emplacar uma grande sequência no clube na última temporada, embora tenha sido titular nos últimos três jogos do ano.
Dupla do Vasco pode perder até sete rodadas do Carioca
Devido ao Pré-Olímpico, Marlon Gomes e Gabriel Pec perderão pelo menos cinco jogos do Campeonato Carioca, além dos dois amistosos que o Vasco disputará na pré-temporada, contra San Lorenzo e Deportivo Maldonado, no Uruguai. Se o Brasil avançar para a final do Pré-Olímpico, marcada para 11 de fevereiro, Marlon Gomes e Gabriel Pec perderão sete jogos.
Nas sete primeiras rodadas da Taça Guanabara, o Vasco enfrentará: Boavista (18/1), Sampaio Corrêa (21/1), Madureira (25/1), Bangu (28/1), Nova Iguaçu (31/1) e Flamengo (3 ou 4/2).
Problema pode se repetir no meio do ano
Se a seleção brasileira se classificar para os Jogos Olímpicos de Paris, o Vasco poderá enfrentar o mesmo problema no meio de 2024, se Marlon Gomes e Gabriel Pec forem convocados novamente. Os Jogos Olímpicos ocorrerão entre 26 de julho e 11 de agosto.
Por não ser considerado Data Fifa, os clubes não são obrigados a ceder os jogadores para as Olimpíadas. No entanto, aqueles que optarem por ceder poderão perder os jovens atletas nos dois jogos das oitavas de final da Copa do Brasil e mais três rodadas do Campeonato Brasileiro, além do período de preparação.
A seleção brasileira está no Grupo A do Pré-Olímpico, ao lado de Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela. Os dois primeiros da chave avançam para o quadrangular final, onde os dois melhores garantem a vaga para Paris 2024.
Fonte: Trivela