Com a vitória na Arena Pantanal, o Vasco finalizou o campeonato na décima posição, acumulando 50 pontos. Assim, assegurou uma vaga na Sul-Americana do próximo ano. Esta foi a melhor campanha do clube desde o Brasileirão de 2017, quando ficou em sétimo lugar.
O início foi complicado, mas o time conseguiu afastar-se da zona do rebaixamento na 16ª rodada, ao vencer o Corinthians por 2 a 0 em São Januário, subindo da 13ª para a 11ª posição.
Puma Rodríguez, Coutinho e Vegetti na partida entre Cuiabá e Vasco — Foto: Gil Gomes/AGIF
Depois disso, o Vasco não deixou de flertar com o meio da tabela. Foram 22 rodadas consecutivas alternando entre a 8ª e 12ª posição, conforme análise do Espião Estatístico.
– Pela grandeza do Vasco, não podemos nos contentar apenas com a vaga na Sul-Americana. Contudo, é claro que, considerando os últimos anos, houve uma evolução. Tivemos oscilações durante o campeonato, e infelizmente isso é parte do jogo – declarou o treinador após a partida.
– Vamos tirar um tempo para descansar mentalmente, pois foi um ano cheio de desafios e acontecimentos. A saída da 777, a incerteza em relação ao futuro do Vasco, e os jogadores conseguiram recuperar a confiança. Não foi um ano brilhante, mas foi um ano mais calmo – completou.
O Vasco fez uma breve aparição no G-6 no começo do Brasileirão, vencendo o Grêmio na estreia e terminando a primeira rodada na quinta posição. A equipe mais se aproximou da parte de cima da tabela ao vencer o Vitória na 24ª rodada, garantindo a 8ª colocação.
Veja as posições do Vasco rodada a rodada