Liderando a competição, o Flamengo, atual campeão da Copa do Brasil, fez um mês extraordinário ao conquistar 655 mil novos seguidores em suas redes oficiais – um recorde para 2024. O “Rubro-Negro” também dominou no ganho de seguidores no Instagram (405 mil) e no “X” (40 mil). No TikTok, o clube somou 200 mil novas adesões, dividindo a liderança da plataforma com o Corinthians. Além disso, pelo segundo mês seguido, o Flamengo alcançou marcas jamais vistas – atingindo 61 milhões de seguidores somados nas redes sociais, o que representa um acréscimo de mais de 1 milhão de novos torcedores em apenas dois meses.
Na segunda posição, o Corinthians mostrou muita garra e superou 500 mil novas inscrições nas suas mídias digitais. O Instagram (227 mil novos inscritos) e o TikTok (200 mil) foram responsáveis por 85% do total. No YouTube, o “Timão” se destacou, anotando 60 mil novos seguidores, fruto das boas atuações do time que vem em uma sequência recheada de vitórias.
O Botafogo, campeão da Copa Libertadores da América e ainda na luta pelo título do Brasileirão, conquistou a terceira melhor marca do mês com 115 mil novas inscrições e alcançou a 12ª posição no Ranking Digital, deixando para trás a Chapecoense. Esse feito é um reflexo da vitória histórica na Copa Libertadores.
No TikTok, a estrela do Botafogo foi no crescimento de 54 mil novos seguidores, ajudando o clube a atingir 1 milhão de inscrições na plataforma. No Instagram, o “Fogão” contabilizou 47 mil novas adesões.
O Santos, que se garantiu na primeira divisão nacional em 2025, teve um quarto desempenho sólido ao registrar mais de 80 mil novas inscrições no total de suas redes oficiais. Impressionantes 99% desse crescimento vieram do Instagram (79,5 mil novos seguidores). Esses números são frutos do título na Série B do Brasileirão e da volta à Série A na temporada de 2025.
Fechando o TOP5, o Atlético-MG, finalista da Copa Libertadores e da Copa do Brasil, anotou 72 mil novos seguidores no total de seus canais digitais. O Instagram foi onde o “Galo” mais cresceu, com 56 mil novos inscritos, correspondendo a 76% de seu desempenho, seguido pelo YouTube, onde o clube também comemorou 14 mil novas adesões, ficando em segundo lugar na plataforma.
Ceará e Sport, que garantiram a vaga para a Série A de 2025, também brilharam no aumento de seguidores em novembro. O Ceará alcançou seu melhor desempenho do ano com 71 mil novas inscrições, enquanto o Sport registrou 54 mil novos seguidores, o segundo melhor resultado do clube em 2024.
A Portuguesa teve um desempenho memorável, alcançando o segundo melhor resultado da sua história ao contabilizar cerca de 50 mil novos seguidores no último mês, ficando atrás apenas de maio de 2022, quando a “Lusa” foi campeã da Série A2 do Campeonato Paulista. Em apenas um mês, o clube viu sua base digital crescer 7%, a maior variação entre os 50 clubes do Ranking de novembro. Além disso, a equipe subiu duas posições e agora ocupa o 36º lugar no Ranking Digital dos Clubes Brasileiros. Esse crescimento pode ser um reflexo do anúncio que transformou o clube em SAF (Sociedade Anônima do Futebol), divulgado no final de novembro.
Confira abaixo a tabela com o levantamento completo:
Fonte: Ibope Repucom