Superar o Atlético-MG poderia garantir ao Vasco mais R$ 31,5 milhões. O time saiu do torneio com R$ 22,8 milhões apenas pela participação desde a primeira fase da Copa do Brasil. Esse valor é superior ao que o clube arrecadou somando as cinco últimas edições do torneio, onde foi eliminado precocemente.
O valor destinado ao finalista seria um alívio para o Vasco, podendo cobrir quase completamente os dois últimos salários de 2024. Atualmente, a folha salarial do time gira em torno de R$ 17 milhões – considerando apenas os jogadores, sem incluir os custos da comissão técnica.
A grana obtida na competição foi crucial para o Vasco desde que a SAF começou a ser gerida pela associação sem a ajuda de investidores, já que a 777 Partners foi afastada do comando pela Justiça. A situação financeira do clube é uma preocupação constante para todos que acompanham o dia a dia da equipe.
Além do prêmio da Copa do Brasil, o Vasco fez antecipações financeiras para garantir que as operações do clube seguissem. Um exemplo disso foi a venda de Marlon Gomes: o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, adiantou duas parcelas da compra do meio-campista, vendido em fevereiro deste ano por 12 milhões de euros (cerca de R$ 64 milhões na cotação da época).
Com essa antecipação, o Vasco recebeu antecipadamente 8 milhões de euros, mas com um desconto de 15% – ou seja, o clube ficou com 6,8 milhões de euros, cerca de R$ 41 milhões.
Pedrinho tem como grande desafio melhorar finanças do Vasco — Foto: Matheus Lima/Vasco
Ao assumir o comando do futebol, a gestão de Pedrinho encontrou o caixa da SAF vazio e, desde então, vem em busca de alternativas para honrar os compromissos da equipe. Nesse cenário, precisou abrir os cofres na segunda janela de transferências, investindo cerca de R$ 20 milhões na contratação de dois jogadores – enquanto os outros quatro chegaram sem custos.
Enquanto batalha para colocar as contas em ordem, o presidente Pedrinho também busca um novo investidor para a SAF do Vasco. Há diálogos com alguns grupos, mas nenhum acordo avançou até o momento. A negociação está sendo feita em parceria com a A-CAP, a seguradora que assumiu os negócios da 777.Fonte: ge