Mesmo jogando em solo vascaíno, o Minas derrubou mais uma equipe do Rio de Janeiro. O time de Belo Horizonte venceu o Vasco por 72 a 60, em São Januário, nesta segunda-feira, pela segunda rodada do Novo Basquete Brasil. O jogo marcou o retorno do time cruz-maltino, fora da competição desde a temporada 2018/19. Os ingressos esgotaram para a estreia tão aguardada pela torcida, mas não teve jeito para os cariocas.
Com essa vitória, o Minas segue invicto na liderança do campeonato, com seis pontos de intervalo para o segundo posto. A equipe comandada por Leo Costa, que fez pré-temporada de sucesso, com cinco vitórias em seis amistosos, tem mostrado campanha imbatível nas primeiras rodadas do NBB, com a ingresso do armador prateado Franco Baralle.
O jogo
A partida começou com dois pontos de Baralle, a estrela argentina do Minas, mas logo o cruz-maltino tomou a liderança e acabou fechando o primeiro quarto com parcial de 18/16. No segundo período, a equipe da moradia manteve o domínio no placar e conseguiu terebrar vantagem de doze pontos, fazendo 32 a 20. O Vasco ficou adiante ainda com boas conversões de arremessos de três pontos, porém, o time mineiro encostou, e fechou o primeiro tempo com parcial de 17/18.
No segundo tempo, o time da moradia perdeu força e o Minas cresceu na partida. Vasco tentou fazer uma recuperação no último minuto do quarto, posteriormente uma falta no meio da quadra sobre o renque Basílio, e um lançadura de três muito sucedido pelo armador Eugeniusz. Ainda assim, a equipe mineira fechou o terceiro período em 26/14. Com atuação destaque de Chuzito Gonzáles, cestinha da partida, com 19 pontos, o Minas voltou para selar a vitória no último período por 72 a 60.
O renque da equipe mineira, Danilo Fuzaro, comemorou o entrosamento da equipe e comentou sobre a estratégia defensiva do Minas:
– Começamos o campeonato muito muito, a gente fez uma pré-temporada muito dura. A gente tá muito focado defensivamente, no segundo tempo a gente tomou 25 pontos, é a chave para o nosso time, a gente quer proteger para decorrer. E a gente tem conseguido fazer isso, portanto, está aí o nosso sucesso no primórdio da temporada, mas nosso time tem muito para crescer ainda. A gente está se conhecendo. É trabalho, é dedicação. Todo mundo está fazendo um trabalho muito bom e está sendo formidável para todos – disse Fuzaro.
O armador Cauê, capitão do Vasco, lamentou a performance do time, mas disse estar feliz com o retorno solene da equipe ao basquete:
– Em primeiro lugar é um orgulho fazer parte da retomada do basquete do Vasco da Gama. A gente pode proferir, hoje, de maneira solene, que o basquete está de volta. Essa sarau linda que a torcida fez hoje e nossa equipe também. Fizemos 30 minutos de bom basquete, acho que no terceiro quarto a gente teve alguns erros de posse que permitiram para equipe do Minas cestas fáceis. Com uma equipe desta qualidade, que talvez seja uma das melhores do Brasil, custa dispendioso – disse o capitão do Vasco.
Fonte: ge