Depois da vitória por 4 a 2 no clássico contra o Fluminense, o time do Vasco teve folga neste domingo (17) para iniciar a preparação do próximo jogo no dia seguinte. O cruzmaltino enfrenta o Coritiba, na quinta-feira (21), às 19h, em São Januário, partida que marca o retorno da torcida à Colina Histórica.
A expectativa da torcida
No último jogo com torcedores em São Januário, o Vasco foi derrotado pelo Goiás por 1 a 0, o que causou indignação na torcida, que protestou e causou danos ao estádio. Naquela época, o Vasco ocupava a 19ª posição, com apenas uma vitória em 11 jogos, e vinha de uma derrota por 4 a 1 para o arquirrival Flamengo.
Mudanças na equipe
Essa partida marcou o fim da passagem do técnico Maurício Barbieri, que já enfrentava questionamentos da torcida vascaína. O Vasco foi comandado pelo treinador da equipe sub-20, William Batista, que teve três jogos à frente do clube, com uma vitória e duas derrotas. Na última posição do campeonato e jogando em casa com portões fechados, o cruzmaltino contratou Ramón Díaz, técnico argentino com grande experiência.
Nos primeiros jogos, Ramón comandou a equipe apenas em partidas sem torcida, na derrota para o Athletico Paranaense e para o Corinthians (jogo na Neo Química Arena, já que o clube paulista estava punido), e na vitória contra o Grêmio em São Januário. O primeiro encontro do técnico argentino com a torcida vascaína foi na vitória contra o Atlético Mineiro, no Maracanã. São Januário continuava interditado e a torcida se mobilizou para que o clube voltasse a jogar no estádio.
A torcida volta ao estádio
O clube apoiou a iniciativa da torcida e pressionou as autoridades públicas para liberar a casa vascaína, inclusive Ramón Díaz pediu o retorno da torcida em suas entrevistas coletivas. Agora, com o estádio liberado, o técnico argentino terá seu primeiro jogo com torcida em São Januário após dois meses no clube.
Pedido de bom comportamento
Na entrevista coletiva após o jogo contra o Fluminense, Ramón fez um apelo para que a torcida do Vasco evite exageros e contribua para evitar uma nova interdição do estádio, que será extremamente importante para a recuperação da equipe no Campeonato Brasileiro.
Fonte: Lance!