O Vasco decidiu contratar Pedro Martins para o cargo de diretor executivo de futebol, priorizando a busca por eficácia no mercado, responsabilidade financeira, boa administração de elenco e discrição. Esses foram os critérios levados em consideração pela SAF e pela 777 Partners.
O profissional foi bem avaliado não só pela responsabilidade financeira, mas também pela capacidade de lidar com a compra e venda de jogadores. O Vasco está em busca de maior acerto nas próximas negociações, algo que não foi alcançado com os últimos dois diretores.
Tanto na gestão Bracks quanto na passagem de Mattos, o clube investiu consideravelmente em jogadores que não corresponderam às expectativas como peças-chave do elenco. O exemplo de Luca Orellano é emblemático: o atacante foi uma das maiores aplicações financeiras no ano passado, porém não se destacou e já deixou o clube por empréstimo.
O Vasco entende que, apesar dos altos investimentos, o desempenho do elenco não foi condizente. Nesse sentido, a contratação de Pedro Martins visa trazer mais assertividade nas negociações. Fontes próximas à SAF vascaína destacam o sucesso do diretor na formação do elenco do Cruzeiro, campeão da Série B em 2022 e classificado para a Sul-Americana em 2023.
Além disso, a boa relação de Pedro Martins com jogadores e membros da comissão técnica do Cruzeiro foi um diferencial valorizado. No caso de Alexandre Mattos, ex-diretor executivo do Vasco, problemas com a equipe técnica e o elenco, como com o capitão Medel, foram determinantes para sua saída, questionada por quebra de confiança e decidida pelo CEO Lúcio Barbosa.
Outro ponto que contribuiu para a escolha de Pedro Martins foi o seu trabalho em equipe, destacado no Cruzeiro, onde contava com a parceria de Paulo Autuori, Paulo André e Gabriel Lima (CEO). Em Belo Horizonte, a diretoria executiva tem uma atuação menos centralizadora, assim como se busca no Vasco.
Pedro Martins adota um perfil discreto, apesar de ser o porta-voz em entrevistas coletivas e anúncios de jogadores. No dia a dia, sua postura é mais reservada em relação à mídia, mas atuante na rotina do clube.
O novo diretor executivo do Vasco tem em seu currículo passagens pelo Athletico, como Gestor do Departamento de Informação do Futebol entre 2013 e 2017. Posteriormente, atuou como Vice-Presidente de Competições da Federação Paulista de Futebol e diretor de futebol da Ferroviária, até chegar ao Cruzeiro, contratado por Ronaldo para liderar o departamento de futebol da SAF, com o respaldo de Paulo Autuori.
Sob o comando de Pedro Martins, o Cruzeiro conquistou a Série B em 2022. No último ano, apesar dos desafios ao longo do Brasileirão, a equipe alcançou os objetivos de permanecer na elite e garantir vaga na Conmebol Sul-Americana.
Fonte: ge