O momento que alterou radicalmente o rumo do VAR aconteceu aos 18 minutos do segundo tempo no jogo Vasco 0 x 1 Palmeiras, quando a equipe alviverde já liderava a partida. Durante uma jogada defensiva, Vanderlan acabou tocando a bola com a mão.
O juiz Rafael Rodrigo Klein, ao avistar o toque, marcou falta fora da área, mas o videoárbitro Gilberto Rodrigues Castro Júnior recomendou a revisão, uma vez que Vanderlan estava na área, embora sua mão estivesse próxima ao corpo.
Após revisar no monitor, o árbitro optou por anular a falta em vez de marcar um pênalti. Essa foi a nona decisão favorável ao Palmeiras após consulta ao VAR neste Campeonato Brasileiro. Nenhum outro time teve tantas reversões a seu favor. Mesmo com cinco decisões desfavoráveis, o Palmeiras mantém um saldo positivo de quatro alterações favoráveis, o que é o melhor para qualquer clube da Série A.
Por outro lado, essa foi a sexta alteração desfavorável ao Vasco, que conquistou apenas duas decisões a seu favor na competição. Coincidentemente, o Vasco agora figura como o time com o maior saldo de decisões desfavoráveis: quatro.
Ranking de mudanças de decisão após consulta ao VAR no Brasileirão 2024 — Foto: Espião Estatístico
Sem julgamentos precipitados
O ranking do VAR é atualizado continuamente pela equipe do Espião Estatístico, jogo a jogo, mas não faz julgamentos sobre a correção ou erro da decisão após revisão no VAR. Por isso, termos como “vantagem” ou “desvantagem” não são utilizados para descrever as situações dos clubes. Uma decisão é tomada a favor de um dos lados, mas, como se busca um resultado justo, o time favorecido não está sendo realmente “beneficiado”.
Vale lembrar também que nas mudanças de decisões em que houve erro na identificação do infrator que levou ao cartão, não há um time “favorecido”, já que geralmente a alteração envolve jogadores da mesma equipe.
Você pode conferir os lances que tiveram seus desfechos alterados pelo VAR neste Campeonato Brasileiro, como pênaltis marcados, gols anulados, cartões vermelhos ou essas alterações de falta, como na disputa entre Vasco e Palmeiras. Para isso, basta clicar no link abaixo e, uma vez que a página carregar, selecionar o nome de cada time. A página é atualizada após cada rodada do Brasileirão.
Fonte: Blog Espião Estatístico – ge