Apesar de ter apenas uma derrota em São Januário neste ano (4 a 0 para o Criciúma), o Vasco ainda enfrenta desafios para encarar uma reta final do Brasileiro sem sobressaltos e, quem sabe, buscar algo mais. Um deles é não sofrer gol como time visitante. Não que seja um ‘privilégio’ da equipe da Colina, mas, no domingo, esse fato, bastante comum, se repetiu, no empate em 2 a 2 com o Criciúma, no Heriberto Hulse. Em 11 partidas fora de São Januário até agora, apenas no 1 a 0 sobre o lanterna Atlético-GO, no dia 17 de julho, a equipe não foi vazada.
São apenas 7 pontos como visitante no Brasileiro, a quarta pior campanha fora de casa, todos eles sob a orientação de Rafael Paiva. Antes da chegada do treinador, o Vasco só havia sido derrotado fora: 2 a 1 para Bragantino e Fluminense, além de 2 a 0 para Palmeiras e Juventude. Com o técnico atual, o cruz-maltino venceu duas seguidas longe de São Januário: 1 a 0 no Atlético-GO e 2 a 1 no Inter, além do empate do último domingo, contra o Criciúma.
Apenas Fluminense, também com sete pontos, mas saldo pior (11 a 10 negativo), Juventude e Corinthians, ambos com seis pontos, têm desempenho inferior ao do Vasco como visitante no Brasileiro.
Além do Vasco, outros seis times também não sofreram gol, longe de seus domínios, em um jogo. Os restantes são Fortaleza, Cuiabá, Grêmio, Criciúma, Bragantino e Bahia estão nessa lista. Apenas uma equipe está em situação pior do que essas sete equipes, no aspecto de ser vazado como visitante: o Juventude. Mesmo o lanterna Atlético-GO ficou dois jogos sem ser vazado fora: 2 a 0 no Vitória e 0 a 0 com o Cuiabá.
Por outro lado, Palmeiras ( 1 a 0 no Vitória, 0 a 0 com o São Paulo, 2 a 0 no Cuiabá e 4 a 0 no Atlético-MG) e Cruzeiro (1 a 0 no Atlético-GO, 0 a 0 com o Vasco, 2 a 0 no Grêmio e 3 a 0 no Botafogo) são os que passaram mais partidas sem sofrer gols como visitantes: 4, cada.
‘Ranking’ das defesas invictas em mais jogos no Brasileiro:
Palmeiras: 4
Cruzeiro: 4
Botafogo: 3
São Paulo: 3
Atlético-MG:3
Vitória: 3
Flamengo: 2
Athletico: 2
Internacional: 2
Corinthians: 2
Fluminense: 2
Atlético-GO:2
Fortaleza: 1
Bahia: 1
Vasco: 1
Criciúma: 1
Bragantino: 1
Grêmio: 1
Cuiabá: 1
Juventude: 0
Fonte: Extra Online