Há 15 anos, desde a equipe liderada por Edmundo e Leandro Amaral, o Vasco não conseguia fazer cinco gols em uma mesma partida no Campeonato Brasileiro. Desde então, em mais de 500 jogos, o time cruz-maltino marcou quatro gols apenas em algumas ocasiões. Uma delas foi na última rodada, no clássico contra o Fluminense, vencido por 4 a 2. Desta vez, o Coritiba foi a vítima no jogo disputado em São Januário.
Com a goleada de 5 a 1 na última quinta-feira, os jogadores comandados por Ramón Díaz quebraram mais um recorde. Anteriormente, já haviam quebrado a sequência de oito clássicos sem vencer o Tricolor. Com isso, o Vasco, que tinha o pior ataque do Brasileirão, ultrapassou os times Inter, Goiás, Santos, Cruzeiro, Coritiba e Cuiabá, alcançando a 14ª posição nesse quesito.
Padrão de evolução e força ofensiva
Nesta temporada, o Vasco também luta contra o rebaixamento na segunda metade do campeonato. No entanto, mesmo com as memórias amargas do rebaixamento, o time conseguiu vencer o Atlético por 6 a 1 em agosto de 2008. Os gols foram marcados por Edmundo, Leandro, Eduardo Luiz, Madson e Wagner Diniz (duas vezes). No entanto, a equipe ainda não inspirava confiança e continuou oscilando. Já o Atlético contava com nomes como o meia Petkovic, o lateral Mariano, além dos ex-vascaínos César Prates e Serginho.
Voltando ao cenário atual, há um padrão de evolução e muita força ofensiva com as contratações de Paulinho, Payet, Rossi e Vegetti. Os dois últimos, que formaram a dupla de ataque do Vasco contra o Coritiba, participaram de 11 gols nas últimas sete partidas.
Próximo desafio: América-MG
O Vasco enfrentará o América-MG na segunda-feira, às 20h, em um jogo adiado da 15ª rodada. Com 23 pontos, a equipe cruz-maltina tem a oportunidade de sair da zona de rebaixamento em caso de vitória, após quase quatro meses.
Fonte: Jogada 10