A dupla Gre-Nal completa o pódio. O Grêmio apresenta a segunda melhor eficiência, com 42,4% de suas partidas encerradas sem sofrer gols: foram 272 jogos sem ser vazado dos 642 disputados nas últimas dez temporadas. Já o Internacional não foi vazado em 40,9% de seus compromissos, mantendo sua rede invicta em 249 das 609 partidas oficiais. Apesar do início de temporada promissor, o Flamengo ocupa a quarta posição nesse ranking acumulado ao longo das últimas dez temporadas.
Desde 2015, o Espião Estatístico analisa minuciosamente todos os jogos oficiais das equipes que integram a Série A a cada ano, além dos confrontos dos grandes clubes presentes na Série B. A lista a seguir destaca as equipes que estiveram na elite do futebol brasileiro desde 2015 e que tiveram no mínimo 264 jogos analisados, o equivalente a 40% da quantidade de jogos da equipe com maior número de partidas analisadas, no caso, o Flamengo (662).
Essa seleção baseia-se em ter disputado no mínimo 40% dos jogos do clube com maior número de partidas, um critério padrão do Espião Estatístico adotado para evitar distorções. Um exemplo é o Cuiabá, que teve 201 jogos analisados e não sofreu gols em 41,3% deles, porém, trata-se de um clube que está apenas em sua quarta temporada na Série A.
Embora apresente um aproveitamento superior ao Internacional, o clube gaúcho teve 609 jogos analisados ao longo das últimas dez temporadas, três vezes mais que o Cuiabá. Quanto mais partidas uma equipe disputa, menores são as chances de manter uma performance excepcional, devido às oscilações ao longo dos anos. Até 2021, o Cuiabá jogou contra times que estavam na elite do futebol nacional.
Fonte: ge