O duelo entre Vasco e Cruzeiro, agendado para quarta-feira às 19h, no Mineirão, está com clima de final de campeonato, já que as equipes possuem a mesma quantidade de pontos (40) e ocupam as duas primeiras posições fora da zona de rebaixamento. Conquistar uma vitória é crucial na luta contra a zona do Z-4, no entanto, o time carioca tem como ponto forte na reta final do Brasileirão o desempenho em seus jogos em casa.
Após um desempenho decepcionante no primeiro turno, o Vasco se recuperou com a chegada do técnico Ramón Díaz, apresentando a melhor performance do segundo turno como mandante. Caso mantenha o rendimento em seu estádio, a equipe poderá se livrar do rebaixamento apenas com os dois jogos restantes no Rio de Janeiro.
O Vasco disputou oito partidas como mandante no segundo turno, alcançando um aproveitamento de 79%, com seis vitórias (Atlético-MG, Fluminense, Coritiba, Fortaleza, Botafogo e América-MG), um empate (São Paulo) e apenas uma derrota (Internacional). Além disso, marcou 15 gols e sofreu seis.
Com 40 pontos, o Vasco ainda irá encarar Corinthians e Bragantino em São Januário. Se vencer ambos os jogos, a equipe alcançaria 46 pontos, pontuação que muito provavelmente garantiria sua permanência. Os outros três jogos – Cruzeiro, Athletico-PR e Grêmio – serão disputados fora de casa.
Como visitante no segundo turno, o Vasco conquistou somente 27,7% de aproveitamento, com uma vitória (Cuiabá), dois empates (Bahia e Goiás) e três derrotas (Palmeiras, Santos e Flamengo).
Fonte: ge