Após duas derrotas, o Vasco conquistou sua primeira vitória sob o comando de Ramon Díaz, ao vencer o Grêmio por 1 a 0, em São Januário. O treinador tem demonstrado grande determinação na busca pela melhor formação e, apesar das numerosas mudanças na escalação, a equipe vem evoluindo e mostrando um padrão de jogo que traz esperança na luta contra o rebaixamento.
Mudanças na escalação e formação tática
Da derrota para o Corinthians até o jogo contra o Grêmio, o Vasco fez cinco alterações na escalação. Saíram Puma Rodríguez (por ordem médica), Miranda, Capasso, Jair (poupado) e Figueiredo. Entraram Robson, Zé Gabriel, Paulinho, Orellano e Gabriel Pec. A formação tática também mudou, saindo do 3-5-2 para o 4-1-4-1, evidenciando a versatilidade tática de Ramon Díaz.
Defesa sólida
A defesa foi o setor com mais mudanças, com Robson improvisado na lateral-direita e Medel atuando como zagueiro, uma decisão acertada de Ramon Díaz. O chileno já não possui a mesma agilidade de antes para marcar à frente da área. Na zaga, o jogador usou sua experiência para se posicionar bem e vencer os duelos contra os atacantes do Grêmio.
Meio-campo dinâmico
Ramon Díaz acertou também na organização do meio-campo. Na ausência de um jogador camisa 10, o treinador escalou Praxedes e Paulinho como meias, com a proteção de Zé Gabriel, que raramente ultrapassava o meio-campo. Ambos deram dinamismo ao Vasco, que dominou a maior parte do jogo. Paulinho, inclusive, foi o destaque do segundo tempo.
Jovens talentos em destaque
A titularidade de Orellano e Gabriel Pec demonstra o reconhecimento da comissão técnica. Os dois jogaram bem contra o Corinthians e merecidamente ganharam uma vaga no time. Gabriel Pec deu a assistência para o gol de Vegetti, mostrando sua importância para a equipe. Já passou da hora de valorizarmos esse jovem atacante. Dos 13 gols marcados pelo Vasco no Campeonato Brasileiro, Pec esteve envolvido em 5 (3 gols e 2 assistências).
Desafios a serem superados
Evidentemente, o Vasco ainda enfrenta diversos problemas. A vulnerabilidade defensiva na entrada da área e a falta de efetividade no ataque são as questões mais urgentes, que podem ser resolvidas com a chegada de reforços. No entanto, mesmo que aos poucos, o time tem se fortalecido. Ainda não sabemos ao certo quem serão os titulares ou a formação tática ideal, mas já vemos uma equipe competitiva, mérito de Ramon Díaz, que faz questão de dividir o crédito com os jogadores.
“O mérito é dos jogadores. Eles nesse período foram muito disciplinados, atentos ao trabalho e desejam reverter essa situação. À medida que trabalhamos, a equipe melhora taticamente. Isso é o que mais me agrada. Temos um grupo que está se esforçando muito. O grupo está trabalhando muito todos os dias, se empenhando ao máximo para melhorar. Nós só ajudamos para que eles evoluam. Eles estiveram muito bem”, avaliou Ramon Díaz.
O Vasco terá uma semana para se preparar, já que enfrenta o Red Bull Bragantino no Nabi Abi Chedid apenas na próxima segunda-feira (14). Será tempo suficiente para Ramon Díaz dar ainda mais identidade ao time e, quem sabe, encontrar a formação ideal.
Fonte: Lance!
Escreva seu comentário