Depois de um desempenho ruim no primeiro turno, o Vasco teve a maior evolução no segundo turno entre os 20 times, melhorando em 22,8 pontos percentuais. O Bahia também teve um bom desempenho, com uma melhora de 14 pontos percentuais, o que foi o suficiente para ambos permanecerem na Série A.
O Atlético-MG já havia garantido o título simbólico de campeão do returno na rodada anterior, e o Palmeiras só perderia seu 12º título em uma improvável combinação de resultados. A última rodada definiu os clubes que permaneceriam na Série A e o rebaixado para a Série B, que foi o Santos.
Bahia, Santos e Vasco estiveram na liderança da classificação em 11 das 19 rodadas até o rebaixamento do Santos, uma montanha-russa de emoções para os torcedores.
Os três times venceram na primeira rodada do returno e a classificação entre eles foi determinada pelo saldo de gols. No duelo entre Bahia, Santos e Vasco, este último começou atrás, mas o Santos acabou tendo o pior rendimento dos três, cedendo o lugar para o Bahia após uma incrível reviravolta.
Como mostram os gráficos abaixo, a situação mudou a cada rodada, até o Santos perder em casa para o Fortaleza na última rodada, em dezembro. O luto alvinegro continuará, pelo menos, até 2024.
Grêmio supera o Flamengo
No último jogo, o Grêmio derrotou o Fluminense fora de casa e terminou o returno com a terceira melhor campanha, superando o Flamengo.
O Bahia subiu três posições na classificação final do returno ao vencer o Atlético-MG em casa, alcançando a nona colocação, o maior avanço na tabela juntamente com Corinthians e São Paulo. O Corinthians venceu o Coritiba como visitante e o São Paulo derrotou o Flamengo em casa, subindo na classificação.
Veja abaixo a classificação do returno
Fonte: ge