No primeiro levantamento do Ranking Digital dos Times Brasileiros em 2024, o IBOPE Repucom realça o desempenho anual de novos seguidores nas mídias sociais dos 50 times analisados ao longo de 2023. No acumulado anual, os cinco times que mais se destacaram na aquisição de novos seguidores foram: Flamengo (4,8 milhões de seguidores), Corinthians (3,7 milhões), Fluminense (3,3 milhões), Palmeiras (2,9 milhões) e Santos (2,3 milhões).
Pontos Altos de 2023
O Flamengo liderou pelo sétimo ano consecutivo, desde o início do estudo, o aumento anual de novos seguidores. No total, o time ganhou 4,8 milhões de seguidores, uma evolução anual de 9%.
O Corinthians teve o segundo maior crescimento com 3,7 milhões de novos seguidores e uma evolução de 12% no ano.
O Fluminense foi o time com a maior evolução de sua audiência digital. Graças à conquista inédita da Copa Libertadores da América, o time registrou um crescimento total de 62% apenas em 2023, o maior entre todos os 50 times do estudo.
O Palmeiras, campeão do Brasileirão, teve um crescimento de 17% em sua audiência digital ao somar 2,9 milhões ao longo de 2023.
O São Paulo, campeão da Copa do Brasil 2023, registrou seu melhor ano no aumento de novos seguidores. No total, foram 2,3 milhões, um crescimento anual de 12%.
O Botafogo, um dos destaques de 2023, também contabilizou resultados positivos, com um aumento de 28% de sua base de seguidores, o segundo maior entre os 10 times que mais ganharam seguidores no ano.
Mesmo com o rebaixamento inédito, o Santos esteve entre os 5 maiores crescimentos absolutos e a terceira maior taxa de crescimento (+21%). Parte deste resultado se deu graças à visita de Neymar ao time no primeiro semestre de 2023.
O Fortaleza foi a equipe nordestina com o melhor desempenho digital em 2023. Com um crescimento de 17% e cerca de 550 mil novos seguidores, o time, que atualmente está na 18ª posição no ranking geral, obteve o 11º melhor resultado entre todas as equipes nas redes sociais.
Confira o desempenho anual dos times analisados em 2023
As plataformas que mais contribuíram no aumento de novos seguidores
O Instagram liderou o aumento de novos seguidores com mais da metade (52%) das novas adesões em 2023. O TikTok foi o segundo motor de crescimento para os times com 37%. Portanto, Instagram e TikTok representaram 9 em cada 10 novos seguidores em 2023. YouTube e X (antigo Twitter) contribuíram cada um com 5% das novas inscrições, enquanto o Facebook não apresentou uma evolução significativa, com participação de apenas 0,3% do total de novas inscrições nas páginas dos maiores times brasileiros.
Pontos Altos de Dezembro
Em relação ao desempenho mensal em dezembro de 2023, os 50 times considerados no estudo acumularam um total de 2,1 milhões de seguidores durante o período. Os cinco times que mais se destacaram no crescimento mensal de dezembro foram: Palmeiras, Fluminense, Santos, Corinthians e Flamengo. Juntos, foram responsáveis por cerca de 1,4 milhão de novas inscrições, ou 65% do total entre todos os 50 times no período.
Palmeiras – o bicampeonato do Campeonato Brasileiro levou o time ao melhor resultado entre as equipes nacionais no último mês de 2023, ao acumular cerca de 454 mil novos seguidores no conjunto de suas redes. Mais de 90% do crescimento do time foi praticamente dividido entre Instagram (50%) e TikTok (44%).
O Fluminense, devido à sua participação no Mundial de Clubes FIFA, conquistou o segundo melhor desempenho de dezembro ao somar cerca de 361 mil novos seguidores no conjunto de suas plataformas, 55% concentrados em seu perfil no TikTok.
O Santos obteve o terceiro melhor desempenho de dezembro ao somar 283 mil novos seguidores no conjunto de suas plataformas, o que culminou com a marca dos 13 milhões de seguidores em suas redes sociais. O time também atingiu marcas importantes como os 4 milhões em sua Fan Page no Facebook e os 2 milhões no TikTok.
O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 50 times com o maior número de seguidores do país.
Veja abaixo o levantamento completo
Fonte: IBOPE Repucom