“Espírito Santo é, sempre foi e sempre será muito Vasco! Obrigado por todo apoio.” Esse foi o recado deixado pelo Vasco em suas redes sociais logo após a vitória por 2 a 1 sobre o Volta Redonda, no sábado (24), no Kleber Andrade, em jogo válido pela 10ª rodada da Taça Guanabara.
A informação pode gerar desconforto nos capixabas simpatizantes de outros times, mas é inegável: o Gigante da Colina esteve presente nos jogos com os dois maiores públicos da história do Kleber Andrade, tanto na versão reformulada em dezembro de 2014, quanto no antigo estádio famoso pelo barranco ao lado da arquibancada, que contribuía para atrair milhares de torcedores.
De acordo com o borderô, documento oficial da partida divulgado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), 21.255 espectadores acompanharam a vitória do Vasco sobre o Volta Redonda no Kleber Andrade, estabelecendo assim o recorde de público do novo Kleber Andrade. Antes disso, o jogo entre Flamengo x Internacional, pelo Campeonato Brasileiro 2016, detinha o maior público do estádio, com 21 mil presentes.
Ter o maior público da história do novo Kleber Andrade é algo recente, mas o amor do torcedor capixaba pelo Vasco é antigo. O maior número de espectadores em um jogo de futebol realizado no Espírito Santo também ocorreu em uma partida do time cruz-maltino.
Em 21 de setembro de 1986, o Vasco visitou o Kleber Andrade e foi derrotado pelo Rio Branco por 1 a 0, em confronto válido pela Série A do Campeonato Brasileiro. Naquela ocasião, conforme reportagem de A Gazeta de 22 de setembro de 1986, o jogo contou com 32.308 pagantes, porém, o texto destacou que “pelo menos 40 mil pessoas estavam presentes no estádio alvinegro”.
A diferença em relação ao jogo contra o Volta Redonda, disputado no último sábado, onde a maioria torcia pelo Vasco, é que em 1986, o público também foi impulsionado pela torcida do Rio Branco, que compareceu em peso no estádio para apoiar a equipe capa-preta na elite do futebol nacional.


Fonte: A Gazeta