Neste sábado, a partir das 10h, os sócios do Vasco vão escolher o novo presidente do clube. É a primeira eleição desde a venda do futebol cruz-maltino via SAF para a 777 Partners.
O novo presidente terá que decidir sobre a reestruturação de São Januário, que continua sob posse da associação, a seleção de um representante para compor o Conselho Administrativo da SAF, responsável por 30% do futebol que permanece com a associação, bem como administrar o patrimônio e os esportes olímpicos.
Mais de 6 mil sócios estão habilitados para votar. Dois candidatos permanecem na disputa: o advogado Leven Siano (chapa Somamos), concorrendo pela segunda vez, e Pedrinho (chapa Sempre Vasco), ex-jogador do clube, que deixou a carreira de comentarista esportivo para concorrer à presidência pela primeira vez.
O Panorama Esportivo entrevistou os candidatos e fez cinco perguntas sobre o futuro do Vasco, para o mandato 2024-2026 do presidente eleito.
Por que deveriam votar em você para presidente do Vasco?
Leven Siano: Porque tenho um projeto para transformar o Vasco e deixar um legado.
Pedrinho: O Vasco precisa de alguém com credibilidade no mercado. Quero trazer essa credibilidade através da minha imagem, do meu network e das portas que eu possa abrir. Já estou em negociação com grandes empresas para possíveis investimentos. Quero trazer credibilidade para o mercado.
Quais são seus planos para São Januário após a aprovação da transferência do potencial construtivo?
Leven Siano: Temos projetos da empresa sueca Serneke e da britânica Populous. Vamos compartilhar os projetos com os vascaínos para que eles possam votar no melhor projeto para nossa casa.
Pedrinho: Quero ouvir o torcedor e entender todos os projetos antes de tomar uma decisão. Não tenho vaidade em impor o meu projeto, tem que ser o melhor para o Vasco.
Quem vai integrar o Conselho Administrativo* da SAF, além de você?
*Composto por sete cadeiras, cinco da 777 Partners e duas do clube associativo, incluindo o presidente
Leven Siano: José Hamilton Mandarino, vice-presidente de futebol do último título nacional do Vasco.
Pedrinho: Estamos avaliando quem mais irá compor o Conselho, seja na parte administrativa, jurídica ou esportiva.
Qual a posição do seu grupo em relação à SAF e a 777 Partners?
Leven Siano: Queremos convergir com a SAF, mas de forma transparente, sustentável e com capacidade de disputar títulos.
Pedrinho: Queremos transparência e diálogo. É importante revisar o contrato para garantir os benefícios do clube e dos sócios.
Quais são os planos do seu grupo para os esportes olímpicos?
Leven Siano: Queremos reativar os esportes olímpicos através de projetos incentivados e patrocínios.
Pedrinho: Com a ajuda de grandes empresas, queremos fortalecer os esportes olímpicos, como sempre foi característica do Vasco.
Fonte: O Globo