Pablo Vegetti, atacante do Vasco, comemorando gol sobre o Athletico-PR, em São Januário – Foto: Matheus Lima/Vasco
Depois de longos 9 anos, o Vasco está de volta às quartas de final da Copa do Brasil. E nesta quinta-feira (29), em São Januário, recebe o Athletico-PR pelo jogo de ida e está determinado a sair na frente visando a partida de volta, que será na Ligga Arena, em 11 de setembro.
O fato de decidir em Curitiba, inclusive, causou preocupação para a torcida vascaína, uma vez que o clube nunca venceu o Athletico desde a reforma do estádio para a Copa do Mundo de 2014.
No entanto, quando se trata da Copa do Brasil, o histórico nas quartas de final, iniciando os confrontos em casa, é bastante favorável para os vascaínos, que já disputaram essa fase da competição em 13 ocasiões.
Nesses jogos, o Vasco começou em casa em seis oportunidades. E em apenas uma delas não avançou para a semifinal: em 2002, contra o São Paulo.
No primeiro jogo, em São Januário, os cariocas venceram por 1 a 0, com um gol marcado por Romário. No entanto, na partida de volta, o São Paulo venceu por 4 a 0, com gols de Kaká e Belletti, que meses depois seriam campeões do mundo com a seleção brasileira.
Já quando os jogos decisivos foram em casa, o Vasco teve mais eliminações do que classificações. Em sete confrontos, o clube avançou em três e foi eliminado em quatro ocasiões.
Apesar desse histórico menos positivo, há uma boa lembrança para os vascaínos. Em 2011, ano em que conquistaram o título inédito da Copa do Brasil, a equipe eliminou o Athletico nas quartas de final – e decidindo em casa.
No primeiro jogo, empate por 2 a 2 com o Furacão, em Curitiba, e em São Januário, um novo empate por 1 a 1, que levou o Vasco à semifinal contra o Avaí devido ao critério do gol fora de casa – critério que não está mais presente no regulamento atual da competição.
Além do título, o Vasco também terminou o ano como vice-campeão do Brasileirão e chegou à semifinal da CONMEBOL Sul-Americana, sendo eliminado pela Universidad de Chile, que se sagrou campeã.
As eliminações em casa ocorreram diante de Cruzeiro (2003), Vitória (2010), Goiás (2013) e São Paulo (2015).
Levando em consideração o desempenho nas quartas de final em geral, das 13 vezes em que o Vasco disputou, avançou em oito e foi eliminado em cinco oportunidades. Ou seja, o histórico também é favorável para o lado vascaíno.
Veja o retrospecto do Vasco nas quartas da Copa do Brasil:
1993: primeiro jogo das quartas em CASA (avançou contra o Ceará);
1994: primeiro jogo das quartas em CASA (avançou contra o Atlético-MG);
1995: primeiro jogo das quartas em CASA (avançou contra o Atlético-MG nos pênaltis);
1998: primeiro jogo das quartas FORA (avançou contra o São Paulo);
2002: primeiro jogo das quartas em CASA (eliminado pelo São Paulo);
2003: primeiro jogo das quartas FORA (eliminado pelo Cruzeiro);
2006: primeiro jogo das quartas FORA (avançou contra o Volta Redonda-RJ);
2008: primeiro jogo das quartas em CASA (avançou contra o Corinthians-AL);
2009: primeiro jogo das quartas em CASA (avançou contra o Vitória);
2010: primeiro jogo das quartas FORA (eliminado pelo Vitória);
2011: primeiro jogo das quartas FORA (avançou contra o Athletico-PR);
2013: primeiro jogo das quartas FORA (eliminado pelo Goiás);
2015: primeiro jogo das quartas FORA (eliminado pelo São Paulo).
Fonte: ESPN