Hoje (13), o Vasco inaugura exposições na sede náutica, na Lagoa, para o público. Uma das salas abriga a exposição sobre a “Fundação do Vasco”, inicialmente planejada para o local de nascimento do clube.
O que ocorreu
Em uma das salas está a exposição que estava programada para o Centro Cultural Candido José de Araújo, o Candinho, onde ocorreu a reunião de fundação do Vasco.
No comunicado sobre o Centro Cultural da Lagoa, o Vasco menciona a Ambev e relata que a empresa “forneceu recursos para toda a curadoria e equipamentos necessários para as exposições”. Contudo, a situação teve que ser discutida com a cervejaria.
Inicialmente, os recursos vieram de uma campanha voltada para o Candinho. Em setembro de 2021, Vasco e Brahma lançaram a campanha “Candinho – Nossa História Viva”. A arrecadação foi de aproximadamente R$ 70 mil para cobrir a reforma do local, o aluguel e a curadoria da exposição.
O UOL apurou que o projeto não se concretizou devido ao custo do aluguel. No entanto, torcedores envolvidos com o aluguel do espaço previamente relataram que os valores estavam dentro da prática de mercado.
“A exposição veio para cá neste momento durante o processo de reforma. A ideia foi transformar essa sede em um centro cultural, com visitas guiadas, um tour de quase duas horas que começa na garagem dos barcos e vai até o terraço”, afirmou Horacio Junior, Vice-Presidente de Responsabilidade Social e História do Vasco.
Fonte: Uol