Em meio à batalha na Justiça para obter a permissão de público em São Januário, o Vasco será homenageado nesta sexta-feira (1) pelo governo de Portugal. Em uma cerimônia que ocorre no consulado português, o clube receberá das mãos do embaixador Luís Faro Ramos a Insígnia da Ordem do Infante Dom Henrique.
A distinção, concedida pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, será entregue em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cultura portuguesa e à divulgação de Portugal, sua história e seus princípios.
Fundado há 125 anos por 62 jovens descendentes de portugueses e brasileiros, no dia 21 de agosto, o Vasco sempre manteve uma forte conexão com o país. Aliás, o nome do clube é uma homenagem a um dos mais ilustres exploradores de Portugal. Vasco da Gama foi o primeiro europeu a atravessar os Oceanos Atlântico e Índico até chegar à Índia, em 1498.
Enquanto o clube recebe a homenagem, o setor jurídico da SAF continua empenhado em obter a autorização para a presença de torcedores em São Januário, que permanece fechado após a decisão do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ).
Fonte: O Dia