Mesmo sendo o líder do Campeonato Brasileiro e o outro, além de vice-líder da competição, tendo um triunfo que o classificou para a final da Libertadores, pode-se afirmar que Botafogo e Palmeiras não estão no seu auge nesta temporada. Isso fica evidente pelo fato de ambas as equipes terem apenas uma vitória nas últimas cinco partidas e terminarem o mês de setembro com apenas um gol anotado.
A dupla tem o segundo pior desempenho do Brasil entre as 20 equipes da Série A. Apenas o Goiás, que não conseguiu marcar nenhum gol nesse período, está em posição inferior. Coincidentemente, o Esmeraldino é o único time que o Alviverde Paulista venceu nas últimas cinco partidas e também será o próximo adversário do alvinegro. Na próxima segunda-feira, os goianos irão visitar o Botafogo no Estádio Nilton Santos.
Em relação ao aproveitamento, o Palmeiras fica atrás do Botafogo por ter disputado uma partida a mais que o alvinegro – no caso, o empate por 0 a 0 contra o Boca Juniors na Bombonera.
Entre os times que mais balançaram as redes, o Vasco foi quem mais se destacou. Com os quatro gols marcados contra o Fluminense e cinco contra o Coritiba, o Cruz-Maltino de Ramón Díaz fez 11 gols no mês.
Confira quantos gols marcaram as 20 equipes do Brasileirão em setembro
- Vasco – 11 gols (quatro jogos)
- Corinthians – 7 gols (cinco jogos)
- Grêmio – 7 gols (quatro jogos)
- Athletico-PR – 6 gols (três jogos)
- Fluminense – 6 gols (quatro jogos)
- São Paulo – 6 gols (cinco jogos)
- Bahia – 5 gols (três jogos)
- Fortaleza – 5 gols (quatro jogos)
- Internacional – 5 gols (quatro jogos)
- América-MG – 4 gols (quatro jogos)
- Bragantino – 4 gols (três jogos)
- Coritiba – 4 gols (três jogos)
- Atlético-MG – 3 gols (três jogos)
- Cruzeiro – 3 gols (três jogos)
- Flamengo – 3 gols (cinco jogos)
- Cuiabá – 2 gols (três jogos)
- Santos – 2 gols (três jogos)
- Botafogo – 1 gol (três jogos)
- Palmeiras – 1 gol (quatro jogos)
- Goiás – 0 gols (três jogos)
Fonte: O Globo